Há uma citação muito interessante de Robert Kiyosaki, autor do best-seller 'Pai Rico, Pai Pobre'. Este empresário americano diz: “ O mundo está cheio de pessoas inteligentes e pobres. ”
Está certo. Muitas pessoas inteligentes tendem a ser pobres porque gastam dinheiro comprando coisas de que não precisam. Isso porque eles não têm habilidades de gerenciamento de dinheiro .
No entanto, as pessoas que são boas com gestão de dinheiro, gastam dinheiro com sabedoria. Na verdade, há muitas coisas que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram. Não porque eles não podem pagar as coisas. Mas eles entendem a frivolidade de gastar seu dinheiro arduamente ganho e, em vez disso, encontram melhores usos para ele.
Então, quais são os sete isso que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram? Algumas pesquisas na Internet provam que pessoas inteligentes que têm dinheiro evitam gastar com essas coisas.
Vejamos as coisas mais comuns que as pessoas que são boas com dinheiro não compram. Em vez disso, eles compram coisas que dão valor ao dinheiro.
1. Roupas caras
Todos nós gostamos de nos vestir bem e geralmente fazemos isso para impressionar os outros. É justo. Muitas vezes, vamos esbanjar em grifes e marcas de primeira linha. Acreditamos falsamente que usar coisas de marca impressionaria as pessoas.
Em contraste, as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram roupas caras. Porque sabem que as modas e tendências mudam a cada estação. Aquele terno ou vestido caro que você compra hoje estará fora de moda dentro de um ano. Ou seja, você terá que gastar novamente na compra de outro depois.
Em vez disso, as pessoas que são boas com dinheiro preferem qualidade ao prestígio. Eles percebem que a roupa sai de moda e gastar muito é desperdiçar dinheiro . Em vez disso, eles compram roupas a preços razoáveis que são feitas de material superior.
2. Veículos de última geração
Outra coisa que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram são os veículos de última geração . Isso porque eles entendem que o preço de um veículo - independentemente de ser uma moto ou um carro, desvaloriza quase instantaneamente quando você recebe a entrega de um showroom.
Tente isso você mesmo. Tente vender um carro que você comprou hoje, apenas algumas horas depois. Você vai experimentar o que quero dizer. O comprador oferecerá muito menos do que o preço da etiqueta do showroom.
Além disso, quanto mais antigo o veículo, menor o seu valor de revenda. Se você calcular o preço final que pagará por um veículo em caso de empréstimo, o custo fica ainda maior quando calculamos os juros. E retornos definitivamente não justificam o investimento.
Em vez disso, as pessoas que são boas com dinheiro compram veículos comuns que atendem às suas necessidades e não atendem realmente ao prestígio. Eles acreditam que um veículo é apenas um utilitário como qualquer outro.
Comprar um mais simples custa menos e eles não perdem muito na revenda. Muitas vezes, as pessoas que são boas com dinheiro vão para veículos usados sem empréstimo. Isso porque eles desejam economizar os dólares extras que, de outra forma, iriam como juros ou taxa anual de compra (APR).
3. Presentes caros para impressionar
Presentes caros apenas para impressionar alguém é algo que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram. Eles sabem que um presente caro muitas vezes não recebe a apreciação que merece. Ou, a pessoa pode ter pouco ou nenhum uso para este presente caro. Muitas vezes, uma ocasião ou situação também não merece um presente caro.
Em vez disso, as pessoas que são boas com dinheiro tentam encontrar o que seria útil para a pessoa a quem estão presenteando. E eles compram apenas coisas de boa qualidade de fabricantes de renome, em vez de comprar produtos chiques e de nicho. Assim, seus presentes geralmente recebem mais valorização do que algo caro.
Se você está presenteando um parceiro de negócios, é compreensível comprar um presente caro. Isso porque você ganha mais dando algo caro a um parceiro de negócios.
E claro, esse presente é um representante da sua empresa. No entanto, para situações do dia-a-dia, presentes caros são algo que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram.
4. Seguro de Vida
Você ficará surpreso ou até chocado, as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram seguro de vida. Isso porque o seguro de vida não é um investimento.
Eles sabem que o dinheiro que vai como prêmios de seguro de vida definitivamente traz melhores retornos em outros lugares. Em contraste, o dinheiro investido em um plano de seguro de vida tende a se depreciar ao longo do tempo devido a algo conhecido como 'Valor do Dinheiro no Tempo'.
Em vez disso, as pessoas que são boas com dinheiro investem em ações, fundos mútuos e outros planos que proporcionam retornos mais altos.
Eles estão cientes de que os herdeiros receberão muito mais dinheiro com esses investimentos em comparação com um plano de seguro de vida. Compreensivelmente, eles podem não evitar completamente o seguro de vida. No entanto, seus gastos em um plano serão muito limitados.
5. Alimentos Importados
As pessoas que são boas com dinheiro nunca compram alimentos importados só porque isso mostra que eles têm gostos refinados. Eles estão bem cientes de que os alimentos exóticos importados custam várias vezes mais do que as variedades locais.
Claro, eles podem gastar um pouco mais na compra de alimentos orgânicos por motivos de saúde, mas nunca nada de países estrangeiros.
Em vez disso, eles preferem comprar seus mantimentos online e preferem produtos americanos. Isso porque os alimentos locais são mais frescos e de fontes conhecidas.
A compra on-line também os ajuda a economizar dinheiro devido a descontos, ao mesmo tempo em que evita viagens a uma loja que aumentaria suas contas de gasolina. As pessoas que são boas com dinheiro também garantem que usam vouchers de desconto, cupons e códigos para esticar seu dólar ao máximo.
6. Canais de TV a cabo/DTH indesejados
Cortar o cordão, como é conhecido, está se tornando bastante popular nos EUA e as pessoas que são boas com dinheiro estão liderando os cortadores de cordão.
Eles estão eliminando canais de TV indesejados de seus pacotes de TV a cabo e DTH. Além disso, eles também estão usando várias tecnologias que lhes permitem ver os canais de TV que desejam com taxas de assinatura mais baixas ou até mesmo gratuitas .
Caso você não saiba, a maioria dos americanos gasta centenas de dólares todos os anos para assinar pacotes de canais de TV apenas para assistir a um único programa favorito. Isso ocorre porque os provedores de TV a cabo e DTH combinam habilmente seus pacotes com canais populares, bem como aqueles com menor audiência.
Embora você possa estar pagando por um pacote de 20 canais, é provável que esteja vendo apenas dois ou três. Portanto, as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram esses pacotes de canais de TV.
7. Casas caras
E, finalmente, casas caras é outra coisa que as pessoas que são boas com dinheiro nunca compram. Compreensivelmente, possuir uma casa é um sonho para quase todos ao redor do mundo, independentemente do local em que vivem.
O mesmo ditado vale para os americanos. As pessoas que são boas com seu dinheiro estão cientes de que comprar uma casa cara significa pagar uma hipoteca pesada. E hipoteca envolve juros também.
Em vez disso, as pessoas que são boas com dinheiro compram casas excelentes que atendem às suas necessidades. E eles reservaram algum dinheiro para comprar uma casa de repouso também.
Eles investem em uma casa para se aposentar muito cedo porque não querem ser sobrecarregados com hipotecas durante aqueles anos dourados. Assim, muitas vezes você encontrará pessoas que são boas com dinheiro comprando duas casas em vez de uma, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
Considerações finais
O dinheiro não compra a felicidade, como diz o velho ditado. No entanto, a falta de dinheiro significa que você está, na verdade, convidando aflições e comprando tristezas. Portanto, há algumas lições vitais a serem aprendidas com pessoas que são boas com dinheiro e encontram o que nunca comprarão.
Charles A Jaffe, um autor famoso, diz: “Não é o seu salário que o torna rico, são os seus hábitos de consumo”. Com razão. Porque gastar sem controle ou esbanjar por prestígio não vai te levar a lugar nenhum na vida.
Até os bilionários são cuidadosos com o que gastam. Você não veria um bilionário pagando por aquele frasco muito caro de vinho vintage apenas por prestígio. Portanto, seguir esses hábitos de pessoas que são boas com dinheiro também pode torná-lo rico.