Uma economia mista é um sistema que combina características de mercado, comando e economias tradicionais. Ele se beneficia das vantagens de todos os três, ao mesmo tempo em que experimenta algumas das desvantagens.
Saiba como funcionam as economias mistas, exemplos de economias mistas e os prós e contras.
Principais conclusões
- Uma economia mista combina as vantagens e desvantagens de três tipos diferentes de economias: mercado, comando e economias tradicionais.
- Para entender como funciona uma economia mista, é importante primeiro entender cada um dos três tipos de economias que ela combina.
- A maioria dos países tem uma economia mista nos dias de hoje como resultado da globalização.
Definição e Exemplos de Economias Mistas
Uma economia mista combina as vantagens e desvantagens de três tipos diferentes de economias: mercado, comando e economias tradicionais. É o sistema mais flexível.
A Constituição dos Estados Unidos guiou a América para uma economia mista. A Quinta Emenda protege a propriedade da propriedade privada. Também limita a interferência do governo nas operações comerciais. Isso promove a inovação que é a marca registrada de uma economia de mercado.
Ao mesmo tempo, a Constituição encoraja o governo a promover o bem-estar geral. Isso cria a capacidade de usar aspectos de uma economia de comando se for para o bem geral das pessoas.
A Primeira Emenda protege os direitos dos grupos de praticar suas crenças religiosas. Isso permite que comunidades, como os Amish na Pensilvânia, mantenham suas economias tradicionais.
A maioria das principais economias do mundo são agora economias mistas.
A globalização torna difícil para as economias de comando ou tradicionais evitarem se tornar uma economia mista. Uma razão é que os líderes da maioria dos países percebem que seu povo é mais bem servido por meio do comércio internacional.
De acordo com a teoria da vantagem comparativa , um país prospera quando exporta o que faz de melhor e importa o que outro país faz de melhor. É por isso que muitos países importam petróleo da Arábia Saudita, roupas da China e tequila do México.
Outra razão é que o livre mercado é a base da economia global. Nenhum governo único a controla. As organizações mundiais implementaram alguns regulamentos e acordos, mas não existe um governo mundial com o poder de criar uma economia global de comando.
Como funcionam as economias mistas
Para entender como as economias mistas funcionam, é importante primeiro entender como cada um dos três tipos de economias que ela combina — mercado, comando e economias tradicionais — funciona.
Características das economias de mercado
Uma economia de mercado tem seis características definidoras. Os EUA têm todas as seis características de uma economia de mercado.
- A lei protege a propriedade privada.
- Todos são livres para viver, trabalhar, produzir, comprar e vender o que quiserem (desde que seja legal).
- O interesse próprio impulsiona a compra e venda de bens e serviços, incluindo emprego. Os vendedores querem o preço mais alto e os compradores querem o melhor valor pelo seu dinheiro.
- A lei protege a concorrência.
- Os preços podem flutuar junto com a oferta e a demanda.
- O principal papel do governo é garantir que todos tenham livre acesso a um mercado livre. O Congresso aprova regulamentações para garantir que ninguém esteja manipulando o mercado. A Primeira Emenda da Constituição dos EUA protege a imprensa livre. Isso garante igualdade de acesso à informação para todos.
Características das Economias de Comando
Muitos aspectos da economia dos EUA seguem as características de uma economia de comando .
- Há um orçamento federal anual que define as prioridades do governo e substitui um plano central.
- O Congresso orienta a alocação de recursos. Os impostos desencorajam algumas atividades, enquanto os subsídios incentivam outras.
- Os gastos do governo seguem as prioridades do país. Por exemplo, os gastos militares dos EUA aumentaram após os ataques de 11 de setembro.
- O governo detém o monopólio de importantes indústrias nacionais. Estes incluem a NASA , o sistema rodoviário interestadual e a defesa.
- O governo federal usa regulamentações para apoiar prioridades econômicas, como a agricultura.
Características das economias tradicionais
Os EUA estão se afastando cada vez mais de uma economia tradicional , mas a tradição ainda orienta muitas políticas econômicas.
Uma economia tradicional depende da agricultura, caça e pesca. tradições americanas apoiam a agricultura familiar. Isso levou a milhões em subsídios agrícolas. Isso apesar da predominância de alguns agronegócios globais.
Leis e tratados também protegem a indústria pesqueira. A caça não é mais necessária como fonte primária de alimento para a maioria dos americanos, mas a tradição ainda a sustenta. Leis e autorizações protegem o direito de caçar.
Características das Economias Mistas
Uma economia mista tem três das seguintes características de uma economia de mercado. Primeiro, protege a propriedade privada. Em segundo lugar, permite que o livre mercado e as leis de oferta e demanda determinem os preços. Terceiro, é impulsionado pela motivação do interesse próprio dos indivíduos.
A maioria das economias mistas tem algumas características de uma economia de comando em áreas estratégicas. Ele permite que o governo federal proteja seu povo e seu mercado. O governo tem um grande papel nas forças armadas , no comércio internacional e no transporte nacional.
O papel do governo em outras áreas depende das prioridades dos cidadãos. Em alguns, o governo cria um plano central que orienta a economia. Outras economias mistas permitem que o governo possua indústrias-chave. Estes incluem aeroespacial, produção de energia e até bancos.
O governo também pode gerenciar programas de saúde, bem-estar e aposentadoria.
A maioria das economias mistas retém características de uma economia tradicional, mas essas tradições não orientam como a economia funciona. As tradições estão tão arraigadas que as pessoas nem sabem delas. Por exemplo, eles ainda financiam famílias reais. Outros investem na caça e na pesca.
Vantagens de uma economia mista
Uma economia mista tem as vantagens de uma economia de mercado. Primeiro, distribui bens e serviços onde são mais necessários. Ele permite que os preços meçam a oferta e a demanda.
Em segundo lugar, recompensa os produtores mais eficientes com o maior lucro. Isso significa que os clientes obtêm o melhor valor pelo seu dinheiro. Terceiro, incentiva a inovação para atender às necessidades dos clientes de forma mais criativa, barata ou eficiente.
Quarto, aloca capital automaticamente aos produtores mais inovadores e eficientes. Eles, por sua vez, podem investir o capital em mais negócios como eles.
Uma economia mista também minimiza as desvantagens de uma economia de mercado.
O papel expandido do governo também garante que os membros menos competitivos recebam atendimento. Isso supera uma das desvantagens de uma economia de mercado pura que só recompensa aqueles que são mais competitivos ou inovadores. Aqueles que não podem competir permanecem em risco.
Desvantagens de uma economia mista
Uma economia mista também pode assumir todas as desvantagens dos outros tipos de economias. Depende apenas de quais características a economia mista enfatiza.
Por exemplo, se o mercado tem muita liberdade, pode deixar os membros menos competitivos da sociedade sem qualquer apoio governamental.
O planejamento central das indústrias governamentais também cria problemas. A indústria de defesa pode se tornar um monopólio ou sistema oligárquico subsidiado pelo governo. Isso poderia aumentar a dívida do país, desacelerando o crescimento econômico no longo prazo.
Empresas bem-sucedidas podem pressionar o governo por mais subsídios e isenções fiscais. O governo poderia proteger tanto o livre mercado que não regula o suficiente. Por exemplo, empresas que eram grandes demais para falir poderiam ser socorridas pelo governo se começassem a falir.