Se você tem acompanhado, você já juntou sua renda. Mas antes de configurar um orçamento preciso, você precisa saber quanto está gastando agora. Ao revisar recibos ou extratos bancários, seus hábitos de gastos revelarão as categorias de orçamento pessoal que são importantes para você – e não tão importantes – dando-lhe a oportunidade de fazer as alterações apropriadas conforme achar melhor.
Coletar dados de despesas
Ao se preparar para revisar os últimos três a seis meses de gastos, é importante coletar extratos bancários se você costuma pagar com cartão de crédito ou débito na maioria das compras. Se você paga principalmente com dinheiro ou cheques, precisará reunir recibos e contas.
Pode ser difícil reunir dados históricos de gastos, mas se você se comprometer a rastrear as despesas agora, em breve terá muitas informações precisas e oportunas. Configure um rastreador de despesas em um aplicativo em seu celular para descobrir em que você está gastando dinheiro todas as semanas. Ou faça do rastreamento um hábito sempre que fizer um pagamento; anote em um caderno, um aplicativo de anotações de smartphone ou um aplicativo de orçamento conforme você gasta.
Não se esqueça de coletar contas e despesas periódicas que são pagas anualmente, trimestralmente ou bimestralmente, como mensalidades, impostos ou seguros.
Classifique suas despesas
Depois de reunir suas despesas, você pode agrupá-las de várias maneiras. Não importa como você faça isso, o agrupamento deve fazer sentido para você e ser muito simples de manter.
Use categorias amplas para rastrear despesas com mais facilidade e fornecer informações sobre seus hábitos e padrões de gastos. Por exemplo, uma categoria como “casa” pode incluir aluguel, serviços públicos, seguro e sua conta telefônica. Você também quer garantir que cada categoria corresponda ao seu estilo de vida. Por exemplo, se você costuma comer fora com frequência, as despesas do restaurante e os mantimentos podem ser agrupados em uma categoria de “comida”. Mas se jantar fora for mais um prazer para você, considere colocar essas despesas no grupo “entretenimento”.
As categorias comuns podem incluir:
- Despesas domésticas
- Pagamentos com cartão de crédito ou empréstimo
- Comer fora
- Mercearias
- Transporte
- Assistência médica
- Crianças e/ou animais de estimação
- Presentes ou doações
- Serviços de streaming e assinaturas
- Entretenimento
As despesas podem ser classificadas como despesas fixas ou variáveis . Por exemplo, seu pagamento de aluguel ou hipoteca não muda a cada mês, então é fixo. É mais provável que uma despesa variável, como comprar mantimentos ou ir ao cinema, mude de semana para semana ou de mês para mês. Ao analisar seus gastos, certifique-se de comparar um mês com outro, em vez de apenas analisar as despesas de um mês, pois suas despesas variáveis geralmente diferem com mais frequência.