O que é a curva de Laffer

 A Curva de Laffer é uma teoria que descreve a compensação entre cortes de impostos e receitas fiscais.

Os cortes de impostos têm um efeito aritmético sobre a receita e os gastos do governo. Eles têm um efeito econômico na receita de longo prazo e no crescimento econômico. O impacto total depende da alíquota antes do corte, entre outras considerações.

A Curva de Laffer sustenta a economia do lado da oferta ,  a Reaganomics e as  políticas econômicas do Tea Party .

O que é a curva de Laffer?

A Curva de Laffer é uma teoria econômica que descreve os impactos potenciais de cortes de impostos nos gastos do governo, receita e crescimento de longo prazo. 

O economista Arthur Laffer o desenvolveu em 1974. Ele argumentou que os cortes de impostos têm dois efeitos sobre o orçamento federal: aritmético e econômico. 

Aritmética

O efeito aritmético é imediato e na base de 1 por 1. Cada dólar em cortes de impostos se traduz diretamente em um dólar a menos na receita do governo. Também diminui o efeito estimulante dos gastos do governo em exatamente um dólar.

A Curva de Laffer descreve como as mudanças nas alíquotas de impostos afetam as receitas do governo de duas maneiras.

Econômico

O efeito econômico é de longo prazo e tem um efeito multiplicador. Seu impacto pode ser maior ou menor do que o corte em dólares de impostos.

Um corte de impostos coloca o dinheiro nas mãos dos contribuintes, que então o gastam. O aumento da demanda cria mais atividade empresarial. Para isso, as empresas contratam mais trabalhadores, que depois gastam sua renda adicional.

Um corte em uma alta taxa de imposto pode estimular a economia em mais de um dólar. O mesmo corte em uma taxa de imposto baixa pode estimular menos de um dólar.

O impacto de um corte de impostos na economia também depende de quatro outros componentes:

  1. O período de tempo considerado
  2. Como é fácil mudar para uma economia subterrânea
  3. A disponibilidade de brechas fiscais
  4. O nível de produtividade da economia

Qualquer um desses fatores pode impedir que os cortes de impostos estimulem o crescimento econômico. Se todas essas circunstâncias se encaixassem corretamente, o corte de impostos poderia gerar crescimento econômico suficiente para gerar uma base tributária maior. Eventualmente, poderia substituir qualquer receita perdida com o corte de impostos.

Gráfico de curva de Laffer

O gráfico da Curva de Laffer mostra como, na parte inferior da curva, impostos zero resultam em nenhuma renda do governo e, portanto, nenhum governo. 

É claro que aumentar os impostos de zero aumenta a receita do governo imediatamente. No início, o aumento de impostos ainda faz um bom trabalho para aumentar a receita total, como mostra o achatamento da curva. À medida que o governo continua aumentando os impostos, o retorno em receita adicional torna-se menor, fazendo com que a curva se incline.

Em algum momento, impostos mais altos colocam um fardo pesado no crescimento econômico.

A alta carga tributária tira dinheiro do bolso dos consumidores. A demanda cai tanto que o declínio de longo prazo na base tributária mais do que compensa o aumento imediato da receita tributária. É aí que a curva retrocede. Esta é a seção sombreada no gráfico, que Laffer chama de "Intervalo Proibitivo". Além desse ponto, impostos adicionais resultam em receitas governamentais reduzidas.

No topo da curva, quando as alíquotas são de 100%, a receita do governo é zero. Se o governo toma toda a renda pessoal e lucro comercial, ninguém trabalha ou produz bens. Isso resulta no desaparecimento da base tributária.

Curva de Laffer desmascarada

O que está faltando no gráfico? Números! Em outras palavras, as alíquotas reais de impostos e o aumento percentual da receita gerada são os fatores que faltam. Se Laffer tivesse colocado números no diagrama, o governo poderia dizer: "Hmm, vamos aumentar a alíquota de 24% para 25% para obter um aumento de 2% na base tributária".

Se você olhar para o gráfico, parece que o "Intervalo Proibitivo" começa com uma taxa de imposto de cerca de 50%. Se fosse esse o caso, o gráfico não seria mais relevante hoje. Por quê? O governo federal não tributa ninguém em 50% ou mais desde 1986.

Cortes de impostos funcionam melhor na faixa proibitiva

Os cortes de impostos funcionam na "Faixa Proibitiva" porque o efeito econômico supera o efeito aritmético. Aumenta os gastos e a demanda do consumidor. Incentiva o crescimento dos negócios e a contratação. Isso resulta em aumento das receitas do governo no longo prazo.

Laffer menciona outro benefício de uma economia em crescimento mais rápido. Ajuda a reduzir os gastos do governo com benefícios de desemprego e outros programas de bem-estar social.

De fato, cortes de impostos durante uma recessão ou um período de crescimento lento prejudicam a economia. Durante as recessões, benefícios de desemprego financiados pelo governo, programas de bem-estar social e empregos impulsionam a economia o suficiente para evitar que ela entre em  depressão . Se as receitas forem reduzidas ainda mais com cortes de impostos, a demanda cairá e as empresas sofrerão com poucos clientes.

Para trabalhar, cortes de impostos devem levar a mais empregos nos EUA

A Curva de Laffer pressupõe que as empresas responderão ao aumento da receita de cortes de impostos criando empregos. Pesquisas econômicas mostram que isso não é verdade desde 2000.

Os cortes de impostos de Bush em 2001 e 2003   não compensaram seus custos com o aumento da criação de empregos . O 1% das famílias mais ricas obteve um aumento de renda após impostos de 6,7%, enquanto as do quinto mais baixo obtiveram ganhos de apenas 1%.

A pesquisa não mostra evidências de que os cortes de impostos tenham algum impacto sobre os hábitos de consumo dos contribuintes de alta renda. Os cortes de impostos de Bush só aumentaram o crescimento o suficiente para compensar 10% de seu custo de longo prazo. A manutenção dos cortes foi estimada em US$ 4,6 trilhões de 2012 a 2021. 

A Lei de Cortes de Impostos e Empregos de 2017 baixou a principal alíquota de imposto individual de 39,6% para 37%.   Cortou a  taxa de imposto corporativo  de uma taxa máxima de 35% para uma taxa fixa de 21%. Estima-se que a Lei aumente o déficit  em US$ 1 trilhão a US$ 2 trilhões de 2018 a 2025. Foi projetado para aumentar o crescimento em 0,7% ao ano. 

Em vez de gastar renda extra com cortes de impostos, as famílias de alta renda economizaram ou investiram.

As empresas o enviaram aos acionistas como dividendos, recompraram suas ações ou investiram no exterior. Nenhuma dessas atividades criou os empregos americanos necessários para dar o impulso econômico descrito por Laffer.

Impacto da Política Monetária

Outra consideração é a política monetária. Durante uma recessão, o Federal Reserve usa uma política monetária expansionista. Muitas vezes,  as taxas de juros mais baixas  são o verdadeiro estimulador da economia. Por exemplo, alguns dizem que os cortes de impostos de Bush funcionaram porque a economia melhorou. Ao mesmo tempo, o  Federal Open Market Committee  baixou a  taxa dos fed funds  de 6% em janeiro de 2001 para um mínimo de 1% em junho de 2003. 

Conclusão

Dr. Laffer admite que "A Curva de Laffer em si não diz se um corte de impostos aumentará ou diminuirá as receitas".  Em vez disso, mostra que, se os impostos já são baixos, cortes adicionais reduzem as receitas sem impulsionar o crescimento. Políticos que alegam cortes de impostos sempre aumentam as receitas no longo prazo interpretam mal a Curva de Laffer.

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