Uma carteira de criptomoedas armazena moeda digital e outros ativos digitais. A maioria das carteiras de criptomoedas são aplicativos de software ou dispositivos de hardware, mas uma carteira de criptomoedas também pode ser um pedaço de papel. Sua carteira de criptomoedas contém uma combinação de um endereço de carteira pública e uma chave de segurança privada.
Se você deseja investir em criptomoedas ou tokens não fungíveis (NFTs) ou usar qualquer outro serviço baseado em blockchain, você precisa de uma carteira de criptomoedas. Continue lendo para saber como funcionam as carteiras de criptomoedas e como você pode usar uma para começar como investidor em criptomoedas.
Definição e Exemplo de uma Carteira de Criptomoedas
Uma carteira de criptomoeda é o equivalente digital de uma carteira física que você carrega no bolso. Mas, em vez de guardar dólares e cartões de crédito, uma carteira de criptomoedas armazena as informações necessárias para acessar ativos digitais como Bitcoin , Ethereum, Dogecoin ou outro tipo de criptomoeda.
Uma carteira digital, em vez de armazenar criptomoeda real, contém duas sequências de letras e números aleatórios. O primeiro é um endereço de carteira pública, geralmente com cerca de 30 a 50 caracteres e usado por outras pessoas para enviar criptomoedas ou outro ativo digital. A segunda é uma chave privada muito mais longa, que é um número muito grande com certas propriedades matemáticas necessárias para acessar os ativos da sua carteira.
As carteiras de criptomoedas sem custódia (aquelas que não são hospedadas por uma exchange) são copiadas usando uma frase inicial que você definiu pessoalmente. Anote ou não esqueça, porque conhecer a frase inicial – geralmente uma série de 12 a 24 palavras simples – é a única maneira de acessar sua carteira se você perder a chave privada.
Não é possível usar criptomoeda sem uma carteira de criptomoeda compatível. As carteiras de criptomoedas permitem que os usuários enviem e recebam ativos para qualquer pessoa no mundo que tenha uma carteira compatível.
As carteiras de criptomoedas são apenas semi-anônimas. Qualquer um pode usar uma ferramenta pública de exploração de blockchain para visualizar o conteúdo e as transações de qualquer carteira criptográfica, mas provavelmente não saberá quem possui essa carteira específica. Se você comprar e vender criptomoeda por meio de uma bolsa ou corretora, sua carteira pode ser hospedada por essa entidade.
Alguns exemplos de fabricantes de carteiras de criptomoedas incluem Exodus, Ledger e Coinbase.
Como funcionam as carteiras de criptomoedas
Imagine que você queira comprar algum Ethereum. Você pode usar uma grande exchange de criptomoedas como Binance ou Coinbase , e sua carteira pode ser independente ou hospedada pela exchange. Aqui está uma visão passo a passo de como uma carteira de criptomoedas é usada para uma transação:
- A transação de criptomoeda, incluindo informações sobre as carteiras de envio e recebimento, é enviada para a rede.
- A transação é processada, resultando na rede blockchain registrando que uma carteira enviou uma quantidade específica de criptomoeda para outra carteira.
- A transação é confirmada por vários participantes da rede blockchain e adicionada à blockchain. Os saldos da carteira do remetente e do destinatário devem ser atualizados automaticamente.
As carteiras de criptografia de envio e recebimento precisam ser compatíveis para que uma transação seja bem-sucedida. Se você estiver enviando criptomoeda para uma carteira, certifique-se de que a carteira receptora seja compatível antes de enviar, caso contrário, você poderá enviar fundos que nunca são recebidos e não recuperáveis.
Tipos de carteiras de criptomoedas
Existem três tipos de carteiras de criptomoedas que você pode escolher:
- Software : as carteiras de software de criptomoeda geralmente são gratuitas e acessíveis por meio de seu computador, telefone ou um plug-in do navegador. A acessibilidade online das carteiras de software as torna as mais convenientes, mas também as mais propensas a serem invadidas. Exemplos de carteiras de software incluem as da MetaMask e da Coinbase Wallet.
- Hardware : Sua carteira de criptomoedas pode ser um dispositivo de hardware, que armazena fisicamente as chaves públicas e privadas da sua carteira offline. Você pode acessar uma carteira de hardware através do seu computador, geralmente conectando-se ao dispositivo de hardware via Bluetooth ou porta USB do computador. Exemplos de carteiras de hardware incluem as de Ledger, Trezor e Keystone.
- Papel : Literalmente pedaços de papel, uma carteira de papel é uma cópia digitada ou manuscrita do endereço da carteira e da chave privada. 1 Usar uma pilha de papel para armazenar as informações da carteira provavelmente não é conveniente, mas pode ser o mais seguro, dependendo das medidas que você tomar para armazenar o papel.
Embora cada tipo de carteira criptográfica cumpra o mesmo objetivo básico de armazenar seus ativos digitais com segurança, os vários tipos de carteira têm diferentes níveis de conveniência e segurança. Vamos comparar:
Carteira de software | Carteira de Hardware | Carteira de papel | |
Custo | Livre | Cerca de $ 50 a $ 200 | Muito barato |
Fácil de usar | Mais fácil | Varia | Mais difícil |
Segurança | Menos seguro | Mais seguro | Mais seguro |
Como obter uma carteira de criptomoeda
Como obter uma carteira de criptomoedas depende do tipo de carteira de criptomoedas que você deseja usar:
- Carteira de software : a maioria das carteiras de software, incluindo as dos principais fornecedores de carteiras de software, como Exodus, MetaMask e Coinbase Wallet, podem ser baixadas gratuitamente. Usando o navegador Brave, você pode acessar uma carteira de criptomoedas de software gratuito pré-instalada - sem necessidade de download.
- Carteira de hardware : você pode comprar uma carteira de criptografia de hardware diretamente do fabricante ou por meio de um revendedor confiável. As carteiras de hardware usadas não são recomendadas, pois podem não ter segurança máxima para seus ativos.
- Carteira de papel : Para criar uma carteira de papel, você precisa gerar digitalmente o endereço da carteira e a chave privada. Isso geralmente requer habilidades de codificação. Em seguida, você imprimiria essas informações usando sua impressora local ou escrevê-las em papel à mão.
Independentemente do tipo de carteira que você escolher, certifique-se de manter sua carteira digital segura depois de configurá-la.
Preciso de uma carteira de criptomoedas?
Você precisa de uma carteira de criptomoedas se quiser comprar e manter criptomoedas ou outro ativo digital. Você precisa de uma carteira digital sem custódia se deseja armazenar sua criptomoeda independentemente de uma grande bolsa ou corretora - uma jogada inteligente por motivos de segurança, já que carteiras hospedadas por grandes bolsas podem ser alvos mais frequentes de hackers. Se você está apenas começando, pode confiar em qualquer uma das grandes exchanges de criptomoedas centralizadas para armazenar sua criptomoeda para você em uma carteira hospedada pela exchange.
Como investidor de criptomoeda, é importante escolher uma solução de carteira que corresponda às suas habilidades técnicas e objetivos de investimento. E lembre-se de que, se você perder as informações da sua carteira ou sua carteira for hackeada , é improvável que você recupere os ativos perdidos.
- As carteiras de criptomoedas permitem que você armazene, envie e receba ativos digitais, incluindo criptomoedas e NFTs.
- As carteiras digitais geralmente estão em formatos de software ou hardware, mas podem ser tão simples quanto folhas de papel.
- Sua carteira de criptografia contém chaves públicas e privadas - longos conjuntos de letras e números que precisam ser armazenados com segurança.
- Você precisará de uma carteira de criptomoedas para investir em qualquer tipo de ativo digital.