A maioria das pessoas pensa em segurança financeira como ter uma grande conta poupança, uma carteira de investimentos saudável e um ninho de ovos confortável para a aposentadoria.
No entanto, a segurança financeira é muito mais do que apenas dinheiro – é sentir-se no controle de sua vida e ter a liberdade de fazer escolhas sobre como vivê-la, independentemente de suas circunstâncias atuais.
Aqui está uma visão mais detalhada do que significa ter segurança financeira e como você pode experimentá-la por si mesmo.
Definição e exemplos de segurança financeira
A segurança financeira envolve ter dinheiro suficiente para cobrir confortavelmente suas despesas mensais, recuperar-se de contratempos financeiros e economizar para o futuro. É também sobre ter baixo estresse financeiro e se sentir no controle de seu dinheiro.
- Nome alternativo : Bem-estar financeiro
Ter segurança financeira não significa ter uma alta renda. Você pode ter um grande salário e ainda lutar para pagar suas contas .
Por exemplo, Michael tem um fundo de emergência de seis meses, nenhuma dívida de cartão de crédito e atualmente está economizando para começar seu próprio negócio no próximo ano. Quando ele recebe uma conta inesperada pelo correio, não entra em pânico porque tem o suficiente para cobri-la. Ele se sente calmo e no comando de suas finanças, o que é um bom sinal de que alcançou a segurança financeira.
Como funciona a segurança financeira
A segurança financeira é um fator importante que contribui para a sua qualidade de vida . Quando você tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas atuais e economizar para o futuro, um mundo totalmente novo se abre.
- Você não entra em pânico quando um revés financeiro acontece.
- Você tem dinheiro suficiente para gastar em “desejos” (como férias ou jantar chique) sem se afundar em dívidas.
- Você é capaz de correr riscos em sua carreira e perseguir oportunidades que o fazem feliz (em vez de fazer o que faz mais dinheiro).
Mas aqui está o problema: ter segurança financeira exige que você seja orientado para o futuro. Você tem que fazer um plano financeiro para viver abaixo de seus meios agora, para que possa comprar liberdade, flexibilidade e opções mais tarde.
Mais importante, a segurança financeira é um estado de bem-estar. Trata-se de se sentir calmo e no controle de seu dinheiro, em vez de ter um cargo ou salário extravagante, mas ainda lutar com as finanças.
Exemplo de Segurança Financeira
Suponha que Maria ganhe $ 50.000 por ano. Após as despesas mensais, ela ainda tem 15% de sua renda sobrando. A segurança financeira é importante para ela, então ela usa esse dinheiro extra para pagar dívidas, construir um fundo de emergência e economizar para objetivos futuros (como aquela viagem de duas semanas ao Japão ou uma casa na praia).
Jack, por outro lado, ganha $ 150.000 por ano e não consegue descobrir por que ele sente que nunca pode pagar nada. Ele está constantemente lutando até o próximo pagamento, e sua pilha crescente de dívidas o mantém acordado à noite. Ele teme o dia em que seu carro furar o pneu porque isso será apenas mais uma coisa pela qual ele não pode pagar.
Nessa situação, Maria tem mais segurança financeira do que Jack, embora seu salário seja um terço do tamanho. Ao contrário de Jack, ela se sente confiante e no controle porque tem dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações atuais e economizar para as futuras. Ela também tem paz de espírito sabendo que pode lidar com os contratempos financeiros que surgem em seu caminho.
Quer saber se você tem segurança financeira? O Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) tem um questionário gratuito de bem-estar financeiro para ajudá-lo a avaliar sua situação.
Como obter segurança financeira
Existem muitos fatores que contribuem para a segurança financeira, mas estes três são os mais importantes:
Crie um Plano de Poupança Mensal
O primeiro passo para a segurança financeira é criar uma rede de segurança que o proteja do desconhecido. Coisas inesperadas estão prestes a acontecer, seja algo ruim como um pneu furado ou algo bom como um casamento de destino.
Ter um fundo embutido para cobrir essas despesas ajuda a garantir que suas metas de longo prazo não sejam prejudicadas quando ocorrerem surpresas.
Se você não tiver certeza de como extrair mais economias de seus contracheques, comece com um plano de economia mensal .
Pagar dívida
É difícil construir segurança financeira quando uma grande parte do seu salário vai para o pagamento de dívidas todos os meses. Portanto, fazer um plano para pagar as dívidas, especialmente as de juros altos, pode ajudar a prepará-lo para o sucesso. Depois de pagar essa dívida, você usa o dinheiro extra para construir segurança financeira.
Investir
Investir é uma parte fundamental da construção de riqueza, o que o torna um componente crítico da segurança financeira. Os juros compostos são uma força poderosa e, uma vez que tenham tempo para começar, podem catapultá-lo em direção aos seus objetivos financeiros.
No entanto, muitas pessoas evitam investir porque acham que é uma forma de jogo ou que precisam de muito dinheiro para começar. Nenhum destes é verdade. Qualquer um pode aprender a investir . Se precisar de ajuda, considere contratar um consultor financeiro .
Segurança Financeira x Liberdade Financeira
Segurança financeira | Liberdade financeira |
---|---|
Você tem dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas e economizar para o seu futuro. | Você tem dinheiro e investimentos suficientes para financiar seu estilo de vida ideal, não importa quanto custe. |
Você deve alcançar esta etapa antes de alcançar a liberdade financeira. | Você só pode chegar a essa etapa depois de estar financeiramente seguro. |
Qual é a diferença entre segurança financeira e liberdade financeira? Simplificando, você deve alcançar a segurança financeira antes de alcançar a liberdade financeira . Eles são como trampolins em sua jornada para a autonomia financeira.
Segurança financeira significa que você tem redes de segurança para se recuperar de contratempos financeiros, está no caminho certo para atingir suas metas de economia e se sente mais calmo com suas finanças.
A liberdade financeira, por outro lado, significa que você está em um lugar onde pode parar de trabalhar por um salário e fazer o que quiser, quando quiser. Você tem dinheiro e investimentos suficientes para financiar seu estilo de vida ideal e mais alguns.
Como você pode saber se alguém está financeiramente seguro?
Ser financeiramente seguro não tem nada a ver com sua educação, salário ou pontuação de crédito. Em vez disso, trata-se de quão bom você é em gerenciar o que tem.
Geralmente, alguém que é financeiramente seguro apresenta estas quatro características:
- Eles se sentem no controle de suas finanças.
- Eles podem se recuperar rapidamente de contratempos financeiros.
- Eles estão no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros.
- Eles têm os meios financeiros para fazer suas próprias escolhas e aproveitar a vida.
- Segurança financeira é ter dinheiro suficiente para absorver choques financeiros, alcançar suas metas de poupança e fazer escolhas que lhe permitam aproveitar sua vida.
- A segurança financeira é importante porque reduz o estresse financeiro ao mínimo e ajuda você a se sentir no controle de seu futuro.
- Três fatores comuns que contribuem para a segurança financeira são não ter dívidas, ter um plano de poupança e investir.
- A segurança financeira é um dos primeiros passos que você deve alcançar no caminho para a liberdade financeira.