Como usar o FGTS para comprar um imóvel ou quitar dívidas?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada tem direito. Ele consiste em um depósito mensal feito pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador na Caixa Econômica Federal, equivalente a 8% do salário.



O FGTS pode ser usado para diversos fins, como saque em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves ou calamidades públicas. Mas um dos principais usos do FGTS é a compra da casa própria.

 Como usar o FGTS para comprar um imóvel ou quitar dívidas?

O dinheiro do FGTS pode ser usado para facilitar a aquisição de um imóvel residencial, seja ele novo ou usado, concluído ou em construção. Além disso, o FGTS também pode ser usado para amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações de um financiamento imobiliário.

Neste artigo, vamos explicar como você pode usar o seu FGTS para comprar um imóvel ou quitar dívidas relacionadas à sua moradia. Confira!

Quem pode usar o FGTS para comprar um imóvel?

Para usar o FGTS na compra de um imóvel, é preciso atender a alguns requisitos:

  • - Ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não;
  • - Não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país;
  • - Não ser proprietário, promitente comprador, cessionário ou usufrutuário de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, no município onde mora ou trabalha, ou nos municípios limítrofes;
  • - O valor de avaliação do imóvel deve ser igual ou inferior a R$ 1,5 milhão em todo o território nacional.

Como usar o FGTS na compra de um imóvel?

Existem três formas de usar o FGTS na compra de um imóvel:

 1. Compra ou construção de imóvel residencial

Você pode usar o saldo do seu FGTS para comprar ou construir um imóvel residencial concluído ou em construção. Nesse caso, você pode usar o FGTS como entrada no negócio, para compor o valor da compra junto com o seu próprio dinheiro ou com um financiamento bancário, ou para pagar o valor total do imóvel à vista.

Para solicitar o saque do FGTS para essa finalidade, você deve procurar um agente financeiro (banco, consórcio ou companhia de crédito imobiliário) e apresentar os documentos necessários. O agente financeiro irá comunicar à Caixa sobre a sua intenção de usar o FGTS e solicitar a liberação dos recursos.

Assim que autorizado, o valor do seu FGTS será transferido diretamente para a conta do vendedor do imóvel. Você não receberá o dinheiro na sua conta pessoal.

2. Liquidação ou amortização do saldo devedor

Se você já tem um financiamento imobiliário ativo no SFH, você pode usar o seu FGTS para quitar total ou parcialmente a sua dívida. Essa opção é vantajosa porque reduz os juros e o prazo do seu financiamento.

Para usar o FGTS na liquidação ou amortização do saldo devedor, você deve ter pelo menos dois anos de contrato e não ter utilizado o FGTS para essa finalidade nos últimos dois anos.

Você deve procurar o banco onde fez o financiamento e solicitar a utilização do seu FGTS. O banco irá verificar se você atende aos requisitos e solicitar à Caixa a liberação dos recursos.

Assim que autorizado, o valor do seu FGTS será abatido do saldo devedor do seu financiamento. Você não receberá o dinheiro na sua conta pessoal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem