Ofertas do dia da Amazon!

Investimento em ações: tudo o que você precisa saber antes de começar

Você já pensou em investir em ações? Essa é uma forma de aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores e participar dos lucros de empresas de diferentes setores. Mas, antes de se aventurar nesse mercado, é preciso conhecer bem como ele funciona, quais são os riscos e as vantagens, e como escolher as melhores opções para o seu perfil.



Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre investimento em ações, desde o conceito básico até as dicas práticas para começar. Acompanhe!

O que são ações?

Ações são partes do capital social de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores. Quando uma empresa abre o seu capital, ela emite ações para captar recursos e financiar seus projetos. Os investidores que compram essas ações se tornam sócios da empresa e passam a ter direito a receber uma parte dos lucros (dividendos) e a participar das assembleias.

Existem dois tipos principais de ações: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN). As ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias, mas não garantem prioridade no recebimento dos dividendos. Já as ações preferenciais não dão direito a voto, mas garantem preferência no recebimento dos dividendos e no reembolso do capital em caso de falência da empresa.

Como funciona o mercado de ações?

O mercado de ações é o ambiente onde ocorrem as negociações entre compradores e vendedores de ações. Ele é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza e normatiza as operações, e pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que administra os sistemas de negociação.

Para investir em ações, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores, que é a intermediária entre o investidor e o mercado. A corretora cobra uma taxa de corretagem por cada ordem de compra ou venda executada, além de outras taxas como custódia, emolumentos e impostos.

As negociações podem ser feitas pelo home broker, que é uma plataforma online que permite enviar ordens pelo computador ou celular, ou pelo pregão viva voz, que é uma forma tradicional de negociar por telefone com um operador da corretora.

As ações podem ser compradas à vista ou a prazo. No mercado à vista, o pagamento e a entrega das ações ocorrem no mesmo dia ou no dia seguinte. No mercado a prazo, o pagamento e a entrega das ações ocorrem em uma data futura acordada entre as partes. Nesse caso, há cobrança de juros e exigência de garantias.

Quais são os riscos e as vantagens de investir em ações?

Investir em ações pode trazer muitas vantagens, mas também envolve riscos que devem ser considerados. Veja alguns deles:

Vantagens:

- Possibilidade de obter altos retornos no longo prazo;

- Participação nos lucros das empresas;

- Diversificação da carteira de investimentos;

- Liquidez (facilidade de comprar e vender);

- Benefícios fiscais (isenção de imposto de renda para vendas até R$ 20 mil por mês).

Riscos:

- Volatilidade (variação constante dos preços);

- Risco de mercado (influência de fatores econômicos, políticos e sociais);

- Risco de liquidez (dificuldade de comprar ou vender determinada ação);

- Risco de crédito (inadimplência ou falência da empresa emissora);

- Risco operacional (falhas nos sistemas ou nos processos).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem