O que é Black Friday?

 Black Friday é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os varejistas geralmente oferecem grandes descontos na Black Friday para iniciar a temporada de festas.

Saiba mais sobre a Black Friday, incluindo quantas pessoas compram, qual é o valor médio gasto e como isso afeta o setor de varejo.

Definição e exemplo de Black Friday

Black Friday é um nome informal usado para descrever o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Muitas vezes é o dia de compras mais movimentado do ano, porque dá início à temporada de férias. Esta temporada é crucial para a economia , principalmente para alguns varejistas, como joalheiros.

A Federação Nacional de Varejo (NRF) esperava que 158,3 milhões de pessoas fizessem compras on-line ou na loja no fim de semana de Ação de Graças em 2021, um ligeiro aumento em relação a 2020. Ao incluir pessoas que compram em vários dias durante o fim de semana da Black Friday, a NRF previu que 227,9 milhões de compradores compraria online ou pessoalmente. No total, 179,8 milhões de compradores únicos fizeram compras na loja física e online durante o feriado de 2021, superando as expectativas iniciais da NRF em mais de 21 milhões. 

Temporada de compras de fim de ano começa antes da Black Friday

A NRF descobriu que 61% dos compradores de férias começaram suas compras mais cedo em 2021 do que o normal. O consumidor médio já havia terminado 28% de suas compras também. 

Embora a escassez da cadeia de suprimentos tenha preocupado os compradores este ano, esse não foi o caso em 2020, quando 69% dos compradores disseram que conseguiram encontrar tudo ou a maior parte do que procuravam. Outros 84% ​​disseram estar confiantes de que receberiam os itens comprados on-line a tempo das festas de fim de ano. 

A NRF descobriu que os três brinquedos mais populares para comprar em 2021 foram LEGOs, Barbie, carros, caminhões e bonecas. Os consumidores indicaram que os principais itens que planejavam comprar para presentes eram roupas, cartões-presente e brinquedos. A NRF descobriu que os compradores planejavam comprar de três a quatro cartões-presente, gastando uma média de US$ 147 a US$ 196, com vendas totais estimadas em US$ 28,1 bilhões em 2021. 

Como funciona a Black Friday?

A Black Friday faz parte da  temporada de compras de fim de ano. Ter uma Black Friday lucrativa é essencial para muitos varejistas, especialmente lojas de brinquedos e jogos. Desde 2017, a temporada de férias representou 19% ou mais das vendas anuais para muitos varejistas, de acordo com a NRF. 

Alguns varejistas iniciam suas vendas na Black Friday no Dia de Ação de Graças, e as ofertas geralmente acontecem durante o fim de semana. Em 2020, por exemplo, os compradores gastaram uma média de US$ 311,75 do Dia de Ação de Graças até a Cyber ​​Monday (a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças). Para colocar isso em perspectiva, o comprador médio gastou US$ 997,79 no total durante toda a temporada de festas de 2020. Em 2021, os compradores planejavam gastar cerca de US$ 997,73 em presentes, decorações, comida e outras compras para si e suas famílias. 

As melhores ofertas da Black Friday não são, surpreendentemente, na Black Friday. Muitos varejistas, incluindo a Amazon, oferecem vendas cada vez mais cedo, ofuscando a própria Black Friday. A concorrência ficou tão acirrada que as lojas inovaram novas maneiras de obter seu dólar, às vezes começando muito mais cedo no ano.

Dados históricos de gastos da Black Friday

Reunimos quase 20 anos de dados de vendas de feriados da NRF e descobrimos que o aumento médio anual nos gastos da Black Friday foi de 3,5%. Antes da  crise financeira de 2008 , o aumento médio anual era de 4,8%. 

AnoGasto por compradorTotal gastoAumento percentual
2002N / DUS$ 416,40 bilhões2.1%
2003N / DUS$ 437,60 bilhões5.1%
2004N / DUS$ 467,20 bilhões6.8%
2005$734.69US$ 496,00 bilhões6.2%
2006$750.70US$ 512,10 bilhões3.2%
2007$755.13US$ 526,00 bilhões2.7%
2008$694.19US$ 501,50 bilhões-4.7%
2009$681.83US$ 502,67 bilhões0.2%
2010$718.98US$ 528,77 bilhões5.2%
2011$740.57US$ 553,26 bilhões4.6%
2012$752.24US$ 567,65 bilhões2.6%
2013$767.24US$ 583,52 bilhões2.8%
2014$802.45US$ 611,52 bilhões4.8%
2015$805.65US$ 628,17 bilhões2.7%
2016$935.58US$ 646,72 bilhões3.0%
2017$967.13US$ 679,24 bilhões5.0%
2018$1,007.24US$ 691,48 bilhões1.8%
2019$1,047.83US$ 718,64 bilhões3.9%
2020$997.79US$ 777,35 bilhões8.2%
2021 (projetado)$997.73US$ 843,40-US$ 859,00 bilhões8.5%-10.5%

Black Friday x Cyber ​​Monday

Sexta-feira pretaCyber ​​segunda-feira
Refere-se a vendas em lojas físicas e online.Refere-se a vendas online.
Dia de compras de fim de ano mais movimentado do ano em total de compradores.Os compradores gastam mais dinheiro do que na Black Friday.

A segunda-feira seguinte ao fim de semana após a Black Friday é conhecida como "Cyber ​​Monday", quando muitas pessoas compram presentes on-line e se tornou um evento de compras em si. Normalmente, é o maior dia de compras online do ano e, em alguns anos, ultrapassou a Black Friday em termos de vendas totais. Em 2020, as vendas da Cyber ​​Monday totalizaram US$ 10,8 bilhões, superando as vendas totais da Black Friday de US$ 9,4 bilhões. No entanto, em 2021, as vendas da Cyber ​​Monday caíram para US$ 10,7 bilhões, uma queda de 1,4% de acordo com o Adobe Analytics. 

A Black Friday também é um dia popular de compras online, com 88 milhões de compradores registrados em 2021. Em 2020, mais de 100 milhões fizeram compras online na Black Friday, acima dos 93,2 milhões de pessoas em 2019. 

Grandes lojas de varejo como Best Buy e Walmart podem continuar tentando atrair compradores da Black Friday para suas lojas, mas os números vêm diminuindo ao longo dos anos. Em 2021, o número de pessoas que fizeram compras nas lojas aumentou em relação ao ano anterior. Os varejistas viram um aumento no tráfego de pessoas, com aproximadamente 104,9 milhões de compradores visitando as lojas, acima dos 92,3 milhões em 2020. O número total de compradores online diminuiu para um total de 127,8 milhões, de 145,4 milhões no ano anterior. 

Embora os compradores nunca abandonem completamente as lojas físicas, eles esperam que os varejistas ofereçam uma alternativa online conveniente. Muitos varejistas estão vendo aumentos nas vendas, permitindo que os consumidores comprem on-line e retirem na loja.

Principais conclusões
  • Black Friday é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os varejistas geralmente oferecem grandes descontos na Black Friday para iniciar a temporada de festas.
  • É um dia crítico para o setor de varejo, pois a temporada de festas pode representar 20% ou mais das vendas anuais de muitos varejistas. 
  • A Cyber ​​Monday é a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Suas vendas totais foram superiores às da Black Friday em 2020. 

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