O que é dinheiro eletrônico?

 O dinheiro eletrônico, ou e-money, é dinheiro em formato eletrônico. O valor monetário é armazenado eletronicamente e vinculado a uma moeda nacional. Os sistemas bancários eletrônicos facilitam as transações com dinheiro eletrônico e permitem acesso fácil e constante ao dinheiro.

O dinheiro eletrônico é mais do que apenas uma maneira conveniente de fazer transações – tem um tremendo impacto nas economias de todo o mundo. Saiba mais sobre como o dinheiro eletrônico e por que ele é importante.

Definição e Exemplos de Dinheiro Eletrônico

Em sua essência, o dinheiro eletrônico é simplesmente a alternativa eletrônica ao dinheiro. É o valor monetário do dinheiro armazenado eletronicamente e lastreado em moeda fiduciária . É aceito como pagamento por outras partes que não o emissor. 

  • Nomes alternativos : E-money

Se você pagou seu café da manhã com cartão de débito, o dinheiro eletrônico foi transferido de sua conta para a conta do comerciante. Se você pagou com cartão de crédito, os fundos foram transferidos do emissor do crédito para o comerciante. Quando você é pago por depósito direto, recebe fundos por meio de uma EFT.

Como funciona o dinheiro eletrônico?

O dinheiro eletrônico pode ser mantido em cartões, dispositivos ou em um servidor. O dinheiro eletrônico não é uma moeda separada e é supervisionado pela mesma autoridade central responsável pela moeda fiduciária. É amplamente utilizado em economias desenvolvidas e está sendo cada vez mais adotado em economias em desenvolvimento. 

Uma boa maneira de entender como o dinheiro eletrônico funciona é colocá-lo no contexto de uma transferência eletrônica de fundos (EFT). Um EFT é um termo amplo para um pagamento processado eletronicamente em que o dinheiro eletrônico é transferido digitalmente de uma conta para outra. Os fundos eletrônicos transferidos são garantidos por dinheiro em sua conta. Você pode fazer uma EFT entre dois bancos por meio de uma rede de câmara de compensação automática (ACH). 

Os EFTs são uma parte crítica do banco diário e o veículo através do qual programas governamentais como Previdência Social, Renda Suplementar de Previdência e o Departamento de Assuntos de Veteranos desembolsam dinheiro para indivíduos.

Em um sentido mais amplo, o dinheiro eletrônico pode ser usado para capacitar os cidadãos que não têm acesso a serviços financeiros seguros, protegidos e acessíveis. Uma maneira de fazer isso é emparelhar dinheiro eletrônico com dispositivos móveis. O Programa de Dinheiro Móvel da Groupe Speciale Mobile Association (GSMA) visa acelerar o ecossistema de dinheiro eletrônico móvel para populações carentes, particularmente os 2 bilhões de pessoas sem conta bancária em todo o mundo.  No programa, os usuários de dinheiro móvel não precisam de uma conta bancária e podem usar transações ponto a ponto como substituto do dinheiro. 

O dinheiro móvel permite o acesso a facilidades de crédito e poupança, resultando em maior inclusão financeira, empoderamento econômico e crescimento econômico. 

Acontecimentos Notáveis

De certa forma, o dinheiro eletrônico existe há mais de 100 anos. Em 1871, a Western Union desenvolveu o negócio por trás das EFTs. O dinheiro podia ser transferido pelo telégrafo de um lugar para outro sem a troca física de dinheiro.  Por uma taxa, uma pessoa em um local depositaria dinheiro na Western Union e o destinatário poderia retirar o dinheiro em outro local da Western Union.  

No entanto, esta não é a mesma tecnologia usada nas transferências eletrônicas de dinheiro que conhecemos hoje. Outro avanço na tecnologia veio em 1972, quando a primeira associação de compensação automática (ACH) foi formada para lidar com pagamentos eletrônicos. 

Os operadores do ACH processam e roteiam as transações de um remetente para um destinatário. 

Essa tecnologia veio de mãos dadas com o cartão de tarja magnética , que informatizou o processo de transações de indivíduos com comerciantes. Essas informações eram transmitidas por meio de redes pertencentes a comerciantes e bancos. Os consumidores não o viam até que o extrato final de seu cartão de crédito ou banco chegasse pelo correio. 

A internet mudou muito sobre o processo. O dinheiro eletrônico tornou-se mais prontamente disponível para o indivíduo ver, controlar, gastar, depositar e muito mais. Embora o dinheiro tenha sido processado eletronicamente por décadas, a transformação digital trouxe transações de comércio eletrônico mais rápidas e eficientes. 

Dinheiro eletrônico versus criptomoeda

O dinheiro eletrônico não é uma criptomoeda (como o Bitcoin). As criptomoedas têm muitas características que as distinguem do dinheiro eletrônico: 

Dinheiro eletrônicoCriptomoeda 
Formato digitalFormato digital
O usuário é identificadoO usuário pode permanecer anônimo, até certo ponto
Emitido digitalmente contra moeda fiduciária de uma autoridade central, como dólar ou euroCriado com base em um whitepaper. Não é considerada moeda fiduciária, embora algumas moedas (stablecoins) possam ser apoiadas por reservas de moeda fiduciária.
As transações devem ser processadas através de um bancoAs transações ocorrem ponto a ponto
As transações passam por um banco central de processamento chamado câmara de compensaçãoAs transações ocorrem ponto a ponto e devem ser processadas por computadores na rede.
Normalmente, as transações são verificadas por meio de um método computacional acordado por toda a rede e são registradas em um registro público (“blockchain”)
Fornecimento quase ilimitado. Vinculado à moeda fiduciária, que pode ser impresso pela autoridade emissora para Oferta limitada, em muitos casos
Principais conclusões
  • O dinheiro eletrônico, ou “e-money”, é o valor do dinheiro em formato eletrônico.
  • O dinheiro eletrônico está vinculado à moeda fiduciária e é regulado pela mesma autoridade emissora.
  • O dinheiro eletrônico pode ser processado de forma rápida e eficiente por meio de uma câmara de compensação. 
  • Para muitos, o acesso ao dinheiro eletrônico é eficiente devido aos sistemas bancários eletrônicos.
  • As criptomoedas são diferentes do dinheiro eletrônico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem