O que é patrimônio líquido?

 O patrimônio líquido é o valor de tudo que você possui, tanto seus ativos financeiros quanto não financeiros , menos quaisquer dívidas que você tenha. Seu patrimônio líquido pode atuar como um indicador de sua saúde financeira.

Aprenda a medir seu patrimônio líquido e o que isso significa para sua vida cotidiana.

Definição e Exemplo de Patrimônio Líquido

Seu patrimônio líquido é o total geral de todos os seus ativos menos seus passivos. Em outras palavras, é o valor em dinheiro que você teria se vendesse tudo o que possui e pagasse todas as suas dívidas.

Seu patrimônio líquido começa com seus ativos, que são mais do que apenas seu dinheiro. Seus ativos incluem:

  • Dinheiro em suas contas bancárias
  • Quaisquer investimentos, como ações ou fundos mútuos
  • O valor da sua casa
  • Bens pessoais valiosos, como colecionáveis ​​ou joias

Desse valor total, você subtrai o valor de todas as suas dívidas. Eles podem incluir:

  • Uma hipoteca
  • Seu carro ou empréstimos estudantis
  • Saldos de cartão de crédito

O número final, seus ativos menos suas dívidas, é o seu patrimônio líquido.

Como o patrimônio líquido funciona?

Quando se trata de sua saúde financeira, não há um número mágico de patrimônio líquido pelo qual você deva se esforçar. Em vez disso, você deve usar seu patrimônio líquido para acompanhar seu progresso de ano para ano. O objetivo deve ser vê-lo melhorar e crescer ao longo do tempo.

Em alguns casos, seu patrimônio líquido pode ser negativo. Isso significa que você tem mais dívidas do que ativos, o que é comum para pessoas que acabaram de sair da faculdade ou estão começando a carreira. Se o seu patrimônio líquido for um número positivo, você tem mais do que deve.

Para calcular seu patrimônio líquido, você precisa reunir todas as informações sobre seus ativos e passivos atuais. Adquira o hábito de manter uma pasta segura com informações sobre todos os seus ativos e passivos financeiros. Você deve atualizar esses documentos pelo menos uma vez por ano.

Reunir e organizar essas informações pode ser um pouco trabalhoso no começo, mas tê-las garante que você (e qualquer outra pessoa que precise delas, como seu cônjuge ou um consultor financeiro) possa encontrá-las quando necessário.

Calcule seus ativos

  1. Grandes ativos: comece listando seus maiores ativos. Para a maioria das pessoas, eles podem incluir o valor de sua casa, quaisquer propriedades imobiliárias ou veículos como carros pessoais ou barcos. No caso de um empresário, essa lista incluiria também o valor do seu negócio, que tem um cálculo próprio mais complicado. Certifique-se de usar estimativas precisas dos valores de mercado em dólares atuais.
  2. Ativos líquidos: em seguida, reúna as declarações mais recentes para seus ativos mais líquidos . Esses ativos incluem contas correntes e de poupança, dinheiro, CDs ou outros investimentos, como contas de corretagem ou contas de aposentadoria.
  3. Bens pessoais valiosos: Finalmente, considere outros itens pessoais que podem ser valiosos. Eles podem incluir joias valiosas, coleções de moedas, instrumentos musicais, heranças ou uma coleção de vinhos raros. Você não precisa discriminar tudo; tente listar itens que valem US$ 500 ou mais.
  4. Adicionar: Pegue tudo o que você listou nas três primeiras etapas e adicione-os. Esse número representa seus ativos totais.

Considere usar um aplicativo de orçamento que rastreie seu patrimônio líquido automaticamente.

Calcule seus passivos

  1. Dívidas principais: novamente, comece com as principais dívidas pendentes, como o saldo de sua hipoteca ou empréstimos de carro. Liste esses empréstimos e seus saldos mais atuais.
  2. Dívidas pessoais: Em seguida, liste todas as suas responsabilidades pessoais, como qualquer saldo em seus cartões de crédito, empréstimos estudantis ou empréstimos pessoais.
  3. Adicionar: Agora, some os saldos de todos os passivos listados acima. Esse número representa suas responsabilidades totais.

Calcule seu patrimônio líquido

  1. Subtrair: Para calcular seu patrimônio líquido, subtraia o total de passivos do total de ativos. Para este exercício, não importa quão grande ou quão pequeno seja o número. Não importa necessariamente se o número for negativo. Seu patrimônio líquido é um ponto de partida para ter algo para comparar no futuro.
  2. Repetir : Repita este processo pelo menos uma vez por ano e compare-o com o número do ano anterior. Ao comparar os dois, você pode determinar se está fazendo progresso financeiro ou ficando mais para trás em seus objetivos. Você pode querer recalcular seu patrimônio líquido com mais frequência se tiver embarcado em um plano agressivo de economia ou pagamento de dívidas.

Seja conservador com estimativas, especialmente com valores de casas e veículos. Inflar o valor de grandes ativos pode parecer bom no papel, mas não pintará uma imagem precisa do seu patrimônio líquido. 

Principais conclusões

  • O patrimônio líquido é o valor total de seus ativos não financeiros e financeiros menos quaisquer passivos pendentes.
  • O patrimônio líquido é mais útil quando você o compara de ano para ano para avaliar seu progresso financeiro.
  • Ao calcular o patrimônio líquido, você deve ser conservador com as estimativas para não inflar os resultados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem