Solana é uma rede blockchain que suporta a criptomoeda SOL, além de aplicativos descentralizados, como contratos inteligentes. Como uma criptomoeda, a Solana é conhecida por suas rápidas velocidades de transação e baixos custos de processamento de transações. Como uma plataforma blockchain de código aberto, a Solana é usada por desenvolvedores de tokens não fungíveis (NFTs), aplicativos financeiros descentralizados e outros projetos de software.
Continue lendo para entender o que é Solana e como funciona o blockchain Solana . Descubra o que você precisa saber sobre SOL antes de investir.
O que é Solana?
Solana é uma plataforma blockchain que suporta muitos aplicativos descentralizados, incluindo sua criptomoeda nativa SOL. Mais de 400 projetos já estão hospedados na plataforma Solana, englobando:
- Outras criptomoedas , incluindo Tether (USDT), Terra (LUNA) e Chainlink (LINK), entre mais de 100 outras
- Projetos de finanças descentralizadas (DeFi), incluindo empréstimos e comércio descentralizados
- Aplicativos de internet descentralizados (também conhecidos como Web3)
- Projetos de finanças descentralizadas (DeFi)
- Mercados de tokens não fungíveis
- Transmissão de música
- Jogos
A capacidade do blockchain Solana de suportar suas próprias e outras criptomoedas, além de projetos baseados em blockchain, o posiciona como um concorrente direto do Ethereum, um blockchain maior e mais conhecido.
A blockchain Solana usa o protocolo de prova de história (PoH), que depende de validadores em vez de mineradores para processar transações e criar novas criptomoedas. O método de prova de histórico processa transações na rede blockchain usando carimbos de data e hora enviados por muitos validadores diferentes.
Características especiais de Solana
O Solana foi projetado para garantir que os custos de uso da rede sejam consistentemente inferiores a um centavo por transação, com novos blocos confirmados mais de duas vezes por segundo. O uso do protocolo operacional de prova de histórico por Solana é o que permite que a rede blockchain opere tão rapidamente.
De acordo com Solana, ele pode processar centenas ou milhares de transações por segundo a um preço médio de US$ 0,00025 por transação. Isso em comparação com o Bitcoin , que às vezes pode exigir até 90 minutos para processar e confirmar uma transação, e o Ethereum, que cobrou até 0,068219 ETH por transação como taxas de processamento.
Aqui está Solana em poucas palavras:
Solana | |
Começo | 2017 |
Já cunhado / Fornecimento total (em 18 de janeiro de 2022) | 511.616.946 / sem fornecimento máximo |
Característica especial | Transações rápidas e de baixo custo |
Como apostar ou validar Solana
Você pode ganhar SOL participando como validador ou provedor de liquidez para a rede Solana. Participar como validador requer poder computacional avançado, enquanto apostar seu SOL para criar liquidez requer não transferir ou vender suas participações em SOL.
Os validadores de rede Solana requerem dispositivos de computação com processadores de 12 núcleos, 128 GB ou mais de memória de acesso aleatório (RAM) e pelo menos 1,5 TB de espaço no disco rígido. Você também pode estabelecer um dispositivo de computação virtual por meio de uma plataforma em nuvem, desde que tenha o conhecimento técnico relevante.
De acordo com o protocolo operacional de prova de histórico, os validadores usam um sistema de carimbos de hora e verificação criptográfica para adicionar novos blocos ao blockchain Solana. Os validadores adicionam blocos simultaneamente, que são posteriormente sincronizados na rede Solana.
A blockchain Solana exige que os validadores tenham privilégios de voto na rede Solana. Embora os validadores Solana possam participar sem qualquer saldo mínimo de SOL, usar o que é conhecido como conta de voto Solana – um pré-requisito para validadores – pode custar até 1,1 SOL por dia.
Mesmo sem hardware poderoso ou direitos de voto, você pode ganhar SOL apostando – comprometendo-se a não negociar ou vender – suas participações na Solana. O processo exato de apostar seu SOL varia de acordo com a carteira digital ou provedor de câmbio que você usa.
Como investir na Solana
Se você deseja investir em Solana, pode comprar SOL diretamente por meio de uma troca de criptomoedas. Estes são os passos básicos para investir em SOL:
- Escolha uma exchange de criptomoedas : Solana é compatível com várias exchanges de criptomoedas importantes , incluindo Binance, Kraken e Coinbase. Você pode pesquisar e escolher a troca que é melhor para você.
- Estabeleça uma conta financiada com a troca : você normalmente precisa verificar sua identidade e fornecer suas informações pessoais para criar uma conta de troca. Para fazer qualquer compra, você também precisa financiar a conta usando dinheiro fiduciário, como dólares americanos.
- Iniciar uma compra SOL : Usando a plataforma desktop ou móvel da exchange, seu próximo passo é iniciar uma transação para comprar SOL. Depois de inserir os detalhes da compra, verifique novamente se inseriu todas as informações corretamente e clique ou toque no botão comprar para concluir a transação.
- Armazene seu SOL com segurança : Você precisa de uma carteira digital para armazenar seu SOL. Essa carteira pode ser hospedada pela bolsa ou pode ser uma carteira sem custódia que você mantém independentemente. As carteiras hospedadas no Exchange geralmente são as mais convenientes, enquanto outros tipos de carteiras digitais são normalmente mais seguras.
Acontecimentos Notáveis de Solana
O lançamento de Solana foi marcado pelo lançamento de um whitepaper em novembro de 2017, de Anatoly Yakovenko. Outros acontecimentos notáveis incluem:
- Fevereiro de 2018: o desenvolvedor Greg Fitzgerald criou o primeiro protótipo de software funcional.
- Março de 2018: O projeto blockchain foi publicado no GitHub e oficialmente chamado de Solana.
- De junho a julho de 2018: A rede Solana foi lançada em escala, com capacidade de suportar pelo menos 250.000 transações por segundo.
- Setembro de 2021 : A blockchain Solana foi atacada por bots que geraram um grande volume de transações falsas para inundar a rede. A blockchain Solana exigiu uma reinicialização completa após a ocorrência de uma parada na rede.