O que é um beneficiário?

 Um beneficiário é uma pessoa ou organização que recebe pagamento por bens ou serviços. Saiba mais sobre os beneficiários e como identificar quem eles são.

Definição e Exemplos de um Beneficiário

Os beneficiários recebem fundos de um pagador. O pagamento pode ser em qualquer forma, incluindo dinheiro, cheque, ordem de pagamento ou transferência eletrônica de fundos . Os beneficiários podem ser amigos que você paga por meio do Venmo, provedores de serviços que você paga por seguros e serviços públicos, comerciantes ou qualquer outra pessoa que você precise pagar.

  • Definição alternativa: Uma pessoa que recebe e administra pagamentos de Seguro Social ou Renda de Segurança Complementar (SSI) em nome de uma pessoa incapacitada é um beneficiário representativo.

Como identificar um beneficiário

Você normalmente encontra beneficiários ao realizar transações bancárias. Em um cheque, o beneficiário é a pessoa ou organização para quem o cheque é emitido. Para pagamentos online, você fornece informações do beneficiário (ou destinatário) ao configurar as transferências automáticas.

Cheques em papel

Ao usar cheques, o nome do beneficiário vai na linha que diz: "Pagar à ordem de". Essa pessoa (ou empresa, sem fins lucrativos ou outra entidade) é a única que está autorizada a negociar o cheque. Eles podem depositá-lo, descontá-lo ou potencialmente entregá-lo a outra pessoa.

Por exemplo, em seu contracheque (ou qualquer outro cheque que você receba), você deve ver seu nome escrito no cheque, porque você é o beneficiário. Por exemplo, se você passar um cheque para pagar o aluguel, seu senhorio é o beneficiário, então você escreve o nome do senhorio (ou o nome da empresa) no cheque.

Pagamentos de contas on-line

Se você estiver configurando pagamentos de contas on-line de sua conta corrente, o beneficiário é a empresa que você deseja pagar (seu provedor de serviços públicos, por exemplo). Fornecer informações do beneficiário informa ao seu banco quem recebe o dinheiro e para onde enviar o cheque ou o pagamento eletrônico.

Você pode precisar fornecer detalhes adicionais, como seu endereço ou número de conta, para que a empresa de serviços públicos possa aplicar o pagamento à sua conta. 

Endosso do Beneficiário

Quando alguém usa um cheque ou ordem de pagamento para pagamento, o beneficiário normalmente deve endossar o cheque assinando ou carimbando o verso do cheque . O endosso autoriza o banco a coletar fundos em nome do beneficiário, e você também pode fornecer instruções ao fazer um endosso. Em alguns itens (como cheques e ordens de pagamento ), há uma seção para “endosso do beneficiário”, que mostra onde o endosso deve ir.

Se houver mais de um beneficiário listado em um cheque, qualquer um deles individualmente pode endossá-lo, ou todos devem fazê-lo. As regras dependem da lei estadual e do idioma do cheque.

Após endossar um cheque, o beneficiário o apresenta a um banco ou cooperativa de crédito para depósito. As instituições financeiras (tanto o banco recebedor quanto o banco do pagador, supondo que sejam diferentes) lidam com o restante do processo em segundo plano, transferindo fundos do pagador para o beneficiário.

Alternativas aos beneficiários

Além de ser um beneficiário como a pessoa principal a ser paga, um beneficiário também pode ser outra parte que representa o destinatário pretendido. Por exemplo, os pagamentos de benefícios da Previdência Social e do SSI podem ser pagos a um beneficiário representativo em vez do beneficiário (a pessoa com direito a receber benefícios) quando a Administração da Previdência Social acredita que o beneficiário não pode gerenciar os fundos por conta própria.  Nessas situações, outra pessoa pode ajudar o beneficiário a lidar com seu dinheiro.

Um beneficiário representativo é semelhante a um beneficiário padrão. Essa pessoa pode negociar o cheque, mas deve administrar o dinheiro em benefício do próprio beneficiário. Como resultado, os fundos devem ser gastos (ou economizados) em coisas que ajudam o beneficiário. É ilegal para um beneficiário representante enriquecer-se com esses fundos.

Um beneficiário representativo eficaz deve melhorar a vida e o trabalho do beneficiário no melhor interesse do beneficiário. Se um beneficiário representante tirar vantagem de sua posição, a Administração da Previdência Social deve ser notificada imediatamente.

Principais conclusões
  • Um beneficiário é uma pessoa ou organização que recebe pagamento, como por bens ou serviços. 
  • O pagamento pode ser em qualquer forma, incluindo dinheiro, cheque, ordem de pagamento ou transferência eletrônica de fundos.
  • Você normalmente encontra beneficiários ao realizar transações bancárias. Em um cheque, o beneficiário é a pessoa ou organização para quem o cheque é emitido. Para pagamentos online, você fornece informações do beneficiário (ou destinatário) ao configurar as transferências automáticas.
  • A Administração da Segurança Social pode nomear um beneficiário representante para receber e gerir os fundos de um beneficiário. Um beneficiário representativo deve usar os fundos no melhor interesse do beneficiário. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem