Os consultores de investimento geralmente monitoram o desempenho de seu investimento, fornecendo orientação sobre compra, venda ou retenção de investimentos. Um consultor de investimentos pode ser uma empresa ou um indivíduo, mas não importa o que aconteça, o objetivo é gerenciar seus investimentos e garantir que eles se alinhem à sua estratégia geral de investimento.
Saiba como é trabalhar com um consultor de investimentos, quais taxas esperar e o impacto que os consultores de investimentos podem ter em sua estratégia de investimento.
- Os consultores de investimentos podem oferecer alguns conselhos sobre gastos que se ramificam na área de planejamento financeiro, mas o principal trabalho de um consultor de investimentos é dizer quais títulos melhor correspondem às suas metas de investimento.
- Um consultor de investimentos pode oferecer conselhos amplos e construir um portfólio para você, ou você pode querer contratar um consultor de investimentos com um foco específico, como negociar opções em uma única ação.
- As taxas do consultor de investimentos variam e podem incluir uma combinação de taxas fixas, taxas horárias, comissões de vendas e uma porcentagem do lucro do seu investimento.
Consultores de Investimentos vs. Planejadores Financeiros
Os consultores de investimento selecionam ativos financeiros como ações, títulos e fundos mútuos, depois compram, vendem e os monitoram em sua conta de acordo com suas metas de investimento.
Alguns consultores de investimento trabalham de forma holística, analisando todos os aspectos de sua vida financeira e elaborando um plano de investimento abrangente - um processo geralmente chamado de gerenciamento de patrimônio . Outros consultores de investimento têm um foco mais restrito, como experiência em ações que pagam dividendos ou títulos municipais .
Os consultores de investimento geralmente têm algo chamado "autoridade discricionária" sobre sua conta. Ao contratá-los, você dá aos consultores a autorização geral para negociar para você sem consultá-lo antes de cada transação.
As pessoas costumam confundir consultores de investimentos com planejadores financeiros. Embora haja alguma sobreposição, a consultoria de investimento é diferente do planejamento financeiro. Os planejadores financeiros e consultores financeiros lidam com assuntos como poupança e orçamento, hipotecas e empréstimos e seguro de vida .
Quando eles aconselham sobre investimentos, geralmente são fundos mútuos em vez de títulos específicos. Alguns planejadores financeiros também podem ser corretores da bolsa e capazes de negociar para clientes, mas raramente têm poder discricionário sobre uma conta.
As distinções entre os dois geralmente se confundem porque alguns consultores de investimentos – especialmente o tipo de gestão de patrimônio – também oferecem conselhos básicos de planejamento financeiro. Assim como os planejadores financeiros, os consultores de investimentos devem entender seus objetivos financeiros básicos, inclusive quando você precisará usar seu dinheiro e para que o usará. Eles devem coletar dados pessoais e financeiros sobre você, dedicando tempo para entender sua tolerância ao risco, sua taxa de retorno esperada e sua capacidade financeira para incorrer em perdas de investimento.
Certified Financial Planners (CFPs) passam por um exame rigoroso e são obrigados a atender a altos padrões éticos. Alguns também podem ser consultores de investimentos.
Tópicos a serem abordados com um consultor de investimentos
Consultores de investimentos focados em gestão de patrimônio discutem questões específicas ao estruturar seu portfólio. Em particular, eles podem lhe dizer:
- Em que investir
- Seja para comprar ações ou fundos mútuos
- Se você deve investir em fundos de índice ou fundos gerenciados ativamente
- Quais investimentos usar dentro de suas contas de aposentadoria
- Quais investimentos você deve possuir em contas de não aposentadoria
- Quais riscos estão associados a cada investimento
- A taxa de retorno esperada que você pode receber de seu portfólio
- Que tipos de rendimentos tributáveis seus investimentos irão gerar
- Como você pode reorganizar os investimentos para reduzir o lucro tributável
- Quais impostos você incorrerá ao comprar ou vender investimentos
Consultores de investimento estreitamente focados
Você também pode precisar dos serviços de um consultor de investimentos com uma especialidade específica, em oposição a um com visão geral de gerenciamento de patrimônio. Alguns exemplos incluem:
- Você possui muitas ações de uma empresa e precisa encontrar alguém que escreva opções sobre essas ações. Nesse cenário, uma estratégia de venda protetora pode ser particularmente útil.
- Você herda uma grande carteira de ações ou títulos e precisa encontrar alguém para ajudá-lo a gerenciar esses ativos ou vendê-los.
- Você deseja criar uma escada de títulos para renda de aposentadoria e precisa encontrar um consultor de investimentos especializado em construir esse tipo de carteira.
Como os consultores de investimentos cobram
A maioria dos consultores de investimento cobra uma taxa anual que é uma porcentagem dos ativos gerenciados em seu nome. Essa porcentagem geralmente é maior para carteiras menores e diminui à medida que as carteiras aumentam. Por exemplo, a Vanguard cobra uma taxa anual de 0,3% para uma conta que investe US$ 50.000, mas a Edward Jones cobra 1,35% em taxas do programa para contas de fundos a partir de US$ 25.000.
Em vez de, ou além de, taxas de gestão de ativos, alguns consultores de investimento podem cobrar de qualquer uma das seguintes maneiras :
- Uma taxa horária
- Uma taxa fixa para concluir uma revisão do seu portfólio existente
- Uma taxa de retenção trimestral ou anual
- Uma combinação de taxas e comissões
É importante sempre pedir aos consultores de investimentos uma explicação clara de como eles são remunerados. Todo consultor de investimentos também deve fornecer a você um documento de divulgação elaborado de acordo com os requisitos da Securities and Exchange Commission (SEC) . Oficialmente chamado de Formulário Uniforme para Registro e Relatório de Consultor de Investimentos por Consultor de Relatório Isento, ele inclui uma seção conhecida como Formulário ADV Parte 2 que divulga fórmulas de remuneração e quaisquer potenciais conflitos de interesse.
A linha inferior
Os estilos e estratégias dos consultores de investimento variam muito. Em geral, porém, os consultores devem sempre oferecer uma descrição clara e fácil de entender de sua abordagem básica de gerenciamento de dinheiro. Eles vão querer saber onde estão todos os seus investimentos e contas - mesmo aqueles que não estão gerenciando - para que seu portfólio como um todo faça sentido.
Eles não farão recomendações até que entendam seu horizonte de tempo, seu nível de experiência com investimentos, seus objetivos e sua tolerância ao risco de investimento. Muito provavelmente, a menos que você seja um cliente que prospera no risco, eles não sugerirão que você coloque todo o seu dinheiro em um único investimento com foco restrito, como um poço de petróleo na Venezuela, por exemplo.