Qual é a taxa básica de inflação?

 A taxa básica de inflação para dezembro de 2021 foi de 5,5% ano a ano. Isso significa que os preços de tudo, exceto alimentos e energia, aumentaram 5,5% desde dezembro de 2020. A taxa básica exclui os preços de alimentos e energia porque variam muito de mês para mês.

Essa exclusão torna a taxa básica mais precisa do que a taxa de inflação global na medição das tendências subjacentes da inflação. Essa precisão é o motivo pelo qual os bancos centrais preferem usar o núcleo da taxa de inflação ao definir a política monetária.

O núcleo da taxa de inflação aumentou 0,6% em relação a novembro de 2021. O preço de veículos novos e usados, abrigos, assistência médica, vestuário e móveis domésticos contribuíram para o aumento. 

O que é inflação central?

O núcleo da taxa de inflação é a variação dos preços de bens e serviços menos alimentos e energia. Os produtos alimentares e energéticos são demasiado voláteis para serem incluídos. Eles mudam tão rapidamente que podem gerar uma leitura precisa das tendências subjacentes da inflação.

  • Nomes Alternativos : Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos Menos Alimentos e Energia, e Índice de Despesas de Consumo Pessoal, Excluindo Alimentos e Energia
  • Siglas : CPI Menos Alimentos e Energia, PCE Excluindo Alimentos e Energia

Por que os preços de alimentos e energia são voláteis

Os preços de alimentos e energia são voláteis porque são negociados no mercado de commodities . A maioria dos alimentos (como trigo, carne suína e bovina) e energia (petróleo, gás e gás natural) são comercializados durante todo o dia.

Por exemplo, os comerciantes de commodities aumentam os preços do petróleo se suspeitarem que sua oferta cairá ou a demanda aumentará. Eles podem pensar que uma guerra vai secar o suprimento de petróleo. Eles vão comprar petróleo ao preço de hoje para vender ao preço mais alto antecipado de amanhã. Isso é suficiente para elevar os preços do petróleo. Se a guerra não se concretizar, os preços do petróleo caem quando são vendidos.

Os preços dos alimentos e da energia dependem das emoções humanas que mudam rapidamente, e não da oferta e demanda lentas.

Os preços dos alimentos aumentam junto com os preços do gás porque os alimentos são transportados por caminhões interestaduais. Consome muito gás. Quando os preços do gás sobem e permanecem altos, você verá seu efeito nos preços dos alimentos em algumas semanas.

Como o Fed usa a taxa básica de inflação

O mandato do Fed é controlar a inflação . Ele usa taxas de juros para fazer isso. Você não quer que as taxas de juros subam e desçam a cada semana junto com os preços do gás.

As ferramentas do Fed são lentas. Pode levar meses até que uma mudança na  taxa de fundos federais seja filtrada para os preços.

Como a taxa de fundos federais afeta a inflação? Se a taxa dos fundos federais aumentar, também aumentará a taxa para empréstimos bancários e hipotecas de taxa ajustável. À medida que o crédito aperta, o crescimento econômico desacelera. Como resultado, as empresas devem baixar seus preços para permanecer no negócio, e isso reduz a inflação.

O Fed usa metas de taxa de inflação . Preferiria não agir se a taxa básica de inflação for 2% menor do que no ano anterior.

Em 27 de agosto de 2020, o Comitê Federal de Mercado Aberto anunciou que permitiria uma taxa de inflação meta de mais de 2% para trazer a taxa de volta a uma média de 2%. 

O que acontece se a taxa básica de inflação começar a subir acima da meta de inflação e permanecer lá? O Fed considera aumentar as taxas de juros e outras políticas monetárias contracionistas . O Fed tem que pesar isso com seu outro mandato, incentivando o crescimento econômico e criando empregos. 

Como é calculado

O núcleo da taxa de inflação é medido pelo núcleo do  Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo núcleo do  índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Em janeiro de 2012, o Federal Reserve informou em sua reunião do FOMC que preferia usar o índice de preços PCE. 

O  Bureau of Labor Statistics (BLS) informa o CPI. Ele pesquisa os preços de 80.000 itens de consumo para criar o índice. Ele coleta essas informações de preços de milhares de empresas de varejo e serviços. Ele escolhe os tipos de negócios frequentados por uma amostra de 14.500 famílias. 

Como você pode imaginar, isso exige uma análise séria de números e fornece uma boa indicação das mudanças de preço. No entanto, não é tão abrangente quanto o índice de preços PCE.

Para obter a taxa básica de inflação, tanto o Bureau of Economic Analysis (BEA) quanto o BLS retiram os preços de quaisquer alimentos e bens energéticos vendidos.

O índice de preços PCE dá uma melhor indicação das tendências de inflação subjacentes do que o núcleo do IPC. É menos volátil, graças à forma como é medido.

O BEA informa o índice de preços PCE. A agência mede as mudanças de preços usando dados do produto interno bruto (PIB). Em seguida, adiciona os dados mensais da Pesquisa de Varejo e os ajusta aos preços ao consumidor usando o próprio IPC. O BEA usa uma fórmula diferente para o PCE calcular suas estimativas, o que suaviza quaisquer irregularidades nos dados. 

Por que a taxa básica é crítica

A inflação é quando os preços dos bens e serviços que você compra continuam a subir ao longo do tempo. Se sua renda não aumenta na mesma proporção, você perde poder de compra à medida que os preços sobem. A única vez que a inflação não enfraquece seu padrão de vida é quando isso acontece com sua renda.

A inflação beneficia você quando os preços sobem em algo que você possui, como sua casa ou carteira de ações. Isso é conhecido como inflação de ativos.

A inflação tem um efeito sutil, porém destrutivo, sobre o crescimento econômico. É sutil porque você só pode notar com o tempo se for apenas um aumento de 1% ou 2%. Pode ter um efeito positivo nesse ritmo. Os economistas teorizam que os consumidores vão estocar mercadorias agora porque sabem que o preço aumentará no futuro. Isso aumenta a demanda, o que estimula o crescimento econômico.

Com o tempo, a alta inflação rouba o potencial de crescimento da economia. Se os salários não acompanharem, as pessoas são forçadas a gastar mais de sua renda em bens essenciais, como comida e gás, e menos em outros produtos de consumo. Esses outros negócios se tornam menos lucrativos e alguns fecharão com o tempo. Isso pode diminuir a produção econômica do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem