Como Fazer Transferência pelo PIX?

A transferência é uma operação já conhecida entre os correntistas, e consiste em nada mais do que o envio de dinheiro de uma conta para outra, que podem ser tanto de pessoas físicas ou jurídicas. Quem utiliza o Pix, contudo, pode realizar transferência através de quatro recursos: a chave Pix, o fornecimento de dados bancários do receber, escaneando um QR Code ou através de um código gerado pelo beneficiário.

  1. Primeiramente acesso a conta do seu banco ou fintech pelo aplicativo do celular e clique na área do PIX. A maioria dos bancos já atualizou um ícone PIX específico.
  2. Procure pela palavra “Transferir”.
  3. Em seguida, pode variar dependendo do aplicativo do seu banco. Alguns deles, por exemplo, do Banco Itaú, é preciso escolher o destinatário inserindo a chave PIX ou se não tiver essa informação, terá que transferir pelo método antigo com as informações de agência e conta bancária. Depois, basta digital o valor a ser transferido. Já pelo Nubank, por exemplo, primeiro você precisa digitar o valor da transferência e depois a chave PIX. Mas, é basicamente isso! Pode mudar apenas as ordens das informações.
  4. Para finalizar, sempre confira se as informações preenchidas estão corretas, pois já teve muita gente que já transferiu PIX por digitar número errado. Então, para evitar dor de cabeça, sempre confirma tudo!
  5. Para finalizar, basta colocar a sua senha digital do banco e pronto. Você já receberá o comprovante de transferência e terá utilizado o PIX para essa transação! O valor entra no mesmo momento para o favorecido!

Lembrando que as transferências podem ser feitas todos os dias da semana, 24 horas, incluindo fins de semana e feriados. Também é importante reiterar que para transferir dinheiro pelo Pix, é necessário cadastrar uma chave única, que identifica a conta do usuário, pelo aplicativo da instituição financeira e de pagamento ou no banco digital.

Dados bancários

Outra forma de realizar transferências via Pix é a partir dos dados bancários do recebedor, uma opção útil quando o beneficiário em questão não cadastrou nenhum tipo de chave Pix. Portanto, após solicitar os dados bancários e o número do CPF de quem receberá a quantia, o pagador deve realizar o seguinte procedimento:

  • na tela inicial, clique na área “Pix”;
  • clique a opção “Transferir” e clique em “Agência e conta” ou “dados bancários”, a depender da instituição;
  • selecione a instituição financeira do recebedor;
  • informe a agência sem o dígito e o número da conta com dígito;
  • selecione o tipo de conta, se corrente, poupança ou de pagamento;
  • por fim, informe o valor que será transferido e, em alguns casos, será solicitado o número do CPF.
  • Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Qr Code

A transferência através do QR Code é uma forma de cobrança comumente utilizada por comércios físicos e eletrônicos, mas também pode ser usada por pessoas físicas. Em ambos os casos, na hora do pagador realizar a operação, será preciso acessar a área Pix e clicar em “Pagar com QR Code”.

Feito isso, a câmera do celular será aberta e o pagador deve apontá-la para o código. Em alguns casos será necessário informar o valor da transferência, em outros esse campo será preenchido automaticamente, pois foi definido pelo recebedor. Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Copia e Cola

A opção Copia e Cola é, na verdade, um código composto por letras e números, gerado a partir do QR Code. Essa opção pode ser interessante para quem não consegue escanear o QR Code, então será preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • acesse a área “Pix” no aplicativo ou Internet Banking;
  • clique em “Pix Copia e Cola”;
  • então, copie o código gerado pelo recebedor e cole no campo solicitado.
  • Se for necessário, informe o valor que será transferido e, em seguida, confira se os dados do recebedor estão corretos e confirme a operação.

Receber, fazer pagamentos e enviar dinheiro pelo Pix se tornou mais rápido. As transações financeiras são concluídas em menos de 10 segundos e podem ser realizadas a qualquer hora do dia, inclusiva em finais de semana e feriados.

Precisa ter chave Pix para fazer transferência?

Não é necessário cadastrar uma chave Pix para realizar transferências. Isso porque o sistema de pagamentos está disponível para todos os correntistas das instituições participantes, logo, basta acessar a área Pix, escolher um dos métodos de transferência e realizar a operação. A regra também é válida para quem deseja receber dinheiro através da transferência via Pix, mas não cadastrou uma chave, ou seja, não é necessário possuir chave cadastrada para receber dinheiro a partir de transferências Pix.

Quanto custa fazer uma transferência pelo Pix?

Pessoas físicas, Microempreendedores Individuais e Empresas Individuais não são tarifados ao fazer pagamentos e transferir dinheiro pelo Pix. No entanto, quem recebe o Pix pode ser tarifado nos seguintes tipos de recebimentos¹:

Mais de 30 Pix por mês, feitos manualmente, QR Estático, chave Pix ou serviço de iniciação de transação de pagamento

Via QR Code dinâmico

Via QR Code feito por pessoa jurídica

Conta exclusiva para fins comerciais, devidamente registrada em contrato

Para pessoas jurídicas, o Pix é tarifado tanto para o envio quanto para o recebimento de dinheiro. Como cada instituição bancária estipula as suas próprias taxas, o ideal é pesquisar qual banco ou fintech oferece as melhores condições para a realização de transferências via Pix.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem