Comprovante de PIX Falso: como saber se o Pix é verdadeiro

 Está se tornando comum golpes com Pix, por isso saber entender como o Comprovante de Pix Falso é importante. Sabemos que o pagamento via Pix se tornou uma das formas mais usadas no país, sendo um excelente substituto para outros meios de pagamento.



Desde quando foi lançado, o pagamento via Pix se tornou o meio mais usado para pagamento. Essa forma de pagamento permite transferências de maneira simples e instantânea e o melhor de tudo, é que você pode realizar isso a qualquer hora do dia.

Para tornar o processo seguro, as instituições financeiras geram um comprovante para validar a transação. Isto serve para assegurar que o pagamento foi de fato realizado.

Para explicar tudo o que você precisa saber sobre como evitar ou descobrir um possível golpe, é só continuar a leitura.

Afinal, o que é o comprovante de PIX Falso?

As transações financeiras digitais não surgiram agora, elas existem há muitos anos. Porém, os processos chamados de TED e DOC cobravam valores para as transações. Isso desanima os usuários, visto que era uma taxa alta.

Pensando nisso, o governo federal, em conjunto com o Banco Central criou o PIX.

O PIX serve para transferências bancárias e pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas. O principal benefício do PIX é que ele não possui nenhuma taxa e isso permite que comércios e pessoas físicas ou sem quando for preciso.

Outro benefício é que o PIX pode ser usado todos os dias da semana e a qualquer hora.

Mas como tudo na vida, o PIX começou a apresentar falhas e isso proporcionou aos criminosos a chance de criar golpes. Um deles é o Comprovante de PIX Falso, um dos principais golpes que vêm sendo aplicados.

O comprovante de transação Pix é um documento criado para o pagador e também para o recebedor do Pix, na hora da transação.

Ele é criado em formato PDF e permite ao usuário enviar o documento por diversos apps. Além disso, é possível baixar o comprovante no seu Smartphone.

O compartilhamento serve como garantia do pagamento, sendo muito usado por empresas para confirmar compras e afins. Porém, se você não salvar o documento ou compartilhá-lo, não se preocupe, pois ele ficará armazenado no seu app bancário.

Dessa forma, caso seja necessário, é possível baixá-lo dias após sua compra. No caso de PIX Agendado, o usuário terá acesso ao comprovante de agendamento que é gerado no momento do agendamento.

Já o comprovante de pagamento só é gerado no momento que a transação é finalizada.

Quais os dados presentes no Comprovante de PIX

O comprovante de PIX possui alguns dados que precisam constar no documento. Dentre eles temos o código de identificação do PIX, chamado de ID Pix.

Esse código possui 32 caracteres, que variam entre letras e números. Além disso, a data e hora que a transação foi realizada também precisa constar no Comprovante de PIX.

Outros dados também são incluídos neste comprovante. Por exemplo as informações do pagante e do recebedor (instituição financeira, dados bancários e CPF ou CNPJ). Por fim, também é preciso conter o valor transferido.

Em alguns casos pode aparecer a descrição do pagamento e o número da transação. Todos esses dados servem como confirmação do envio correto do PIX. Por isso, é importante confirmar se os dados estão corretos, antes de confirmar a transação.

Comprovante de PIX Falso: como saber se o PIX é verdadeiro

Um comprovante de pagamento só é criado quando ocorre a confirmação do pagamento por parte do pagador. Assim sendo, apenas quando a transação é realizada é que os dados que identificam a transação serão gerados e verdadeiros.

Essas informações são úteis para comprovar a veracidade do pagamento e claro, quais os horários de pagamento e qual o valor foi transferido. A melhor maneira de confirmar a veracidade do PIX é analisando o comprovante de transação.

A principal forma de fazer isso é através da análise do ID do seu PIX. Quando uma transação é realizada, um código de 32 caracteres é gerado. Esse código está presente no comprovante PIX Falso, mas será inválido. Em alguns casos pode nem mesmo estar presente.

Uma das formas de confirmar, é quando o comprovante for enviado para você, você poderá conferir se o PIX foi enviado para sua conta. O ideal é que você sempre confirme que recebeu o valor, e confirme se as informações presentes no comprovante batem com o que você recebeu.

Caso seja necessário, saiba que é possível acessar os comprovantes de suas transações feitas por meio do PIX. Para isso, basta acessar seu app bancário e ir até a aba Extratos.

Após isso, procure pela transação PIX desejada e realize a conferência. Apesar de ser super seguro, as transações por PIX podem ser alvos de golpes. Então, fique sempre de olho!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem