Como financiar casa própria na caixa?

 Você sonha em ter a sua própria casa, mas não sabe como financiar um imóvel pela caixa? Então, este artigo é para você. Aqui, vamos explicar os principais passos para conseguir o crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal, um dos bancos mais procurados por quem quer realizar o sonho da casa própria. Confira!

O que é o financiamento imobiliário da Caixa?

O financiamento imobiliário da Caixa é uma modalidade de crédito que permite que você compre um imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, pagando em parcelas mensais que cabem no seu bolso. A Caixa oferece diversas opções de financiamento, com taxas de juros competitivas e prazos de até 35 anos para quitar o seu imóvel.



Além disso, a Caixa também participa do Programa Casa Verde e Amarela, que é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda. Por meio do programa, você pode financiar até 80% do valor do imóvel e ter acesso a subsídios e descontos nas taxas de juros e no seguro habitacional.

Quais são os requisitos para financiar um imóvel pela Caixa?

Para financiar um imóvel pela Caixa, você precisa cumprir alguns requisitos básicos, como:

  • - Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • - Ter capacidade de pagamento comprovada por meio de renda formal ou informal;
  • - Não ter restrições no nome ou no CPF;
  • - Não ter outro financiamento habitacional ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • - Não ser proprietário ou promitente comprador de outro imóvel na mesma cidade ou região metropolitana;
  • - Ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), se for utilizar o saldo para abater parte do valor do imóvel.

Quais são os passos para financiar um imóvel pela Caixa?

Agora que você já sabe o que é e quais são os requisitos para financiar um imóvel pela Caixa, vamos ver quais são os passos que você deve seguir para conseguir o seu crédito imobiliário. Veja:

1. Faça uma simulação com os seus dados

O primeiro passo para quem tem interesse em financiar um imóvel pela Caixa é entrar no próprio site do banco e começar fazendo uma simulação. Nessa etapa, você deve informar qual é o tipo de financiamento que você deseja (residencial, comercial ou rural), o valor aproximado do imóvel, a cidade onde ele está localizado, a sua renda bruta familiar mensal, a data de nascimento do proponente mais velho e se possui mais de um comprador ou dependente.

Com esses dados, a simulação vai mostrar as opções de financiamento disponíveis para o seu perfil, as taxas de juros aplicadas, o valor das parcelas, o prazo máximo e o valor do subsídio ou desconto, se houver. Você pode fazer quantas simulações quiser até encontrar a melhor opção para você.

2. Separe a documentação necessária

Depois de fazer a simulação e escolher a opção de financiamento que mais lhe agrada, você deve separar a documentação necessária para solicitar o crédito imobiliário da Caixa. Os documentos exigidos podem variar conforme o tipo de financiamento e a renda do proponente, mas geralmente são:

  • - Documento de identidade (RG ou CNH) e CPF;
  • - Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento ou união estável);
  • - Comprovante de renda (holerite, extrato bancário, declaração do Imposto de Renda ou declaração de renda informal);
  • - Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
  • - Extrato atualizado do FGTS (se for utilizar o saldo);
  • - Certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT);

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem