É fácil ficar intimidado quando você decide começar a investir. Mas aprender a fazer investimentos como iniciante não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.
O que são ativos produtivos?
Na maioria das vezes, é melhor investir em ativos produtivos, que geram dinheiro de algum tipo de atividade. Por exemplo, se você adquirir uma pintura, você não comprou um ativo produtivo. Daqui a quarenta anos, você ainda terá apenas a pintura, que pode ou não valer mais dinheiro. Por outro lado, se você comprar um prédio de apartamentos, em 40 anos você não terá apenas o prédio, cujo valor pode ter subido; você também terá 40 anos de renda com isso.
Cada tipo de ativo produtivo tem seus próprios prós e contras, peculiaridades únicas, regras tributárias e outros detalhes relevantes. Aqui está uma olhada em três dos ativos produtivos mais comuns em que você pode investir: ações, títulos e imóveis.
Investir em Ações
Quando as pessoas falam sobre investir em ações , elas geralmente se referem a ações ordinárias de empresas de capital aberto. Mas eles também podem estar comprando a propriedade parcial de uma empresa privada, que também pode emitir ações para seus proprietários, mas não para aqueles que trocam as mãos em uma bolsa.
Investir em Empresas Privadas: Quando você possui participação acionária (participação acionária) em uma empresa, você tem direito a uma parte dos lucros resultantes da atividade operacional da empresa. Investir em um negócio que está começando do zero pode ser arriscado. Mas se você conseguir apoiar a pessoa ou pessoas certas com a ideia certa, poderá ser recompensado com grandes ganhos em seu investimento.
Investir em empresas de capital aberto: as empresas privadas às vezes vendem parte de si mesmas para investidores externos, em um processo conhecido como oferta pública inicial ou IPO . Depois que uma empresa se torna pública e suas ações são listadas em bolsa, qualquer pessoa pode comprar as ações e se tornar um proprietário parcial.
Como classe de ativos, as ações geralmente oferecem os melhores retornos para os investidores no longo prazo.
Os tipos de ações que você compra podem diferir com base no tipo de pessoa que você é. Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que anseia por estabilidade, talvez queira investir em ações de primeira linha que tenham um longo histórico de ganhos constantes e pagamentos de dividendos aos acionistas. Essas ações podem ser os melhores exemplos de ativos produtivos entre todos os tipos de ações.
Se você é alguém que está bem com o risco (e talvez até empolgado com ele), se ele oferece a possibilidade de maiores recompensas, você pode se inclinar para ações de crescimento. Estes tendem a ter preços de ações voláteis com maiores ganhos nos mercados de alta (tendência de alta) e maiores quedas nos mercados de baixa (tendência de baixa). Por outro lado, se você é um comprador habilidoso que está sempre em busca de pechinchas, pode se inclinar para ações de valor e procurar comprar ações de empresas subvalorizadas pelo mercado.
Investir em Títulos
Quando você compra um título, você está realmente emprestando dinheiro ao emissor do título em troca de receita de juros e o eventual reembolso de seu principal – o valor inicial que você investiu. Essa renda torna os títulos ativos produtivos.
Você pode negociar títulos como faria com ações; você não precisa segurá-los até o vencimento - o ponto em que você para de receber pagamentos de juros e é reembolsado do principal.
Dentro do mundo dos títulos, você tem algumas opções. Os títulos do Tesouro dos EUA são considerados seguros contra risco de crédito ou inadimplência, porque os investidores assumem que o governo federal não deixará de cumprir sua obrigação de reembolsá-lo.
Você também pode pensar em investir em títulos municipais isentos de impostos , que são emitidos por governos municipais e estaduais. Esses títulos são isentos de imposto de renda federal e também podem ser isentos de impostos estaduais e municipais.
Por fim, você pode investir em títulos corporativos, cujo risco de crédito depende da capacidade creditícia percebida da empresa que os emitiu. Os títulos corporativos que são considerados especialmente vulneráveis ao risco de crédito ou inadimplência são chamados de títulos de alto rendimento ou junk bonds.
Além do risco de crédito ou de inadimplência, o outro tipo importante de títulos de risco a que estão sujeitos é o risco de taxa de juros. O rendimento de um título é seu retorno baseado na taxa de juros, ou cupom, que paga aos detentores e seu preço no mercado. No mercado de títulos, o rendimento e o preço se movem em direções opostas: quando os rendimentos sobem, os preços caem - e o mesmo acontece com o mercado de títulos. E quando os preços e o mercado sobem, os rendimentos caem.
Isso porque quando as taxas de juros prevalecentes sobem – não especificamente a taxa para o título específico que você está mantendo – os títulos recém-emitidos tenderão a oferecer uma taxa de cupom mais alta para acompanhar a tendência geral das taxas. O título que você está mantendo será menos valioso no mercado porque agora existem outros títulos oferecendo taxas mais altas - e, portanto, seu preço cairá à medida que os rendimentos subirem.
O risco de taxa de juros é o risco que os investidores de títulos enfrentam no caso de as taxas de juros prevalecentes subirem, reduzindo os preços de suas participações em títulos.
Investir em imóveis
A maioria dos investidores imobiliários ganha dinheiro comprando propriedades e alugando-as. Eles também podem ganhar dinheiro vendendo as propriedades por mais do que gastaram para comprá-las.
Algumas pessoas também tentam ganhar dinheiro comprando casas por um preço baixo, fazendo melhorias rapidamente e vendendo-as por mais do que pagaram mais o custo das melhorias. Esta prática é conhecida como house flipping .
Uma maneira menos prática de investir em imóveis é através da compra de ações em empresas conhecidas como fundos de investimento imobiliário, ou REITs. Essas empresas possuem imóveis de um tipo ou de outro (talvez hotéis, prédios de escritórios ou até unidades de armazenamento) e, em troca de tratamento fiscal favorável, são obrigadas a pagar 90% de seu lucro tributável aos acionistas na forma de dividendos. 2
Tipo de propriedade
Depois de definir as classes de ativos que deseja possuir, o próximo passo é decidir como você as possuirá. Por exemplo, se você decidir investir em ações, poderá possuir as ações diretamente ou por meio de uma estrutura de pool. Você pode comprar ações de empresas individuais ou de fundos - fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa (ETFs) - que possuem diretamente as ações.
Se você comprar ações individuais, talvez por meio de um corretor online, você controla onde todo o seu dinheiro é investido. Quando você compra fundos mútuos, está deixando as decisões de investimento para os gestores de fundos. E quando você compra ETFs , na maioria das vezes está investindo em todas as ações de um determinado índice, como o Standard & Poor's 500.
Local de Propriedade
Depois de decidir a forma como deseja adquirir seus ativos de investimento, sua próxima decisão será sobre onde esses investimentos serão realizados. Você pode abrir uma conta de corretagem tributável que não esteja conectada a uma conta de aposentadoria. Você pode investir através do plano 401(k) do seu empregador, se ele oferecer um. E você também pode investir em um dos vários tipos de contas de aposentadoria individual (IRAs): um IRA tradicional , Roth IRA, SIMPLE IRA ou SEP-IRA.
O tipo de IRA que você escolhe depende da sua situação de emprego (os IRAs SIMPLE e SEP são para funcionários ou proprietários de pequenas empresas). Além disso, considere se você deseja investir dólares isentos de impostos e pagar impostos sobre os ganhos de seus investimentos assim que começar a retirar dinheiro (um IRA tradicional) ou investir dólares após impostos e não pagar impostos sobre os ganhos de seus investimentos (um Roth IRA).
Um plano 401(k) normalmente oferece apenas algumas opções de investimento, geralmente um punhado de fundos mútuos de ações ou títulos. A principal vantagem de um plano 401(k) é que muitos empregadores correspondem a uma certa porcentagem do dinheiro que você coloca no plano.
Você pode optar por manter suas participações imobiliárias em uma sociedade de responsabilidade limitada (LLC) ou algum outro tipo de estrutura corporativa, como uma parceria de responsabilidade limitada (LLP). Se você não tiver certeza de qual é a melhor opção para você, considere procurar a ajuda de um profissional jurídico ou contábil — ou ambos.