Juros é a taxa paga sobre uma quantia de dinheiro, seja ela emprestada, emprestada ou investida. Juros simples é um tipo específico de cálculo de juros que não leva em conta a composição . A composição é o processo repetitivo de ganhar (ou ser cobrado) juros, adicionando esse valor de juros ao saldo principal e, em seguida, ganhando ainda mais juros no próximo período devido a esse saldo de conta aumentado.
Continue lendo para saber como calcular juros simples e por que esse cálculo às vezes não é uma representação precisa de suas cobranças de juros.
Definição e Exemplos de Juros Simples
Os juros representam uma taxa que você paga em um empréstimo ou renda que você ganha em depósitos. Juros simples é uma forma específica de mensurar juros que não leva em conta vários períodos de pagamentos ou cobranças de juros. Em outras palavras, a taxa de juros se aplicará apenas ao valor principal do empréstimo ou investimento - não será afetada por nenhum juro acumulado.
Os juros podem afetá-lo em vários aspectos da sua vida financeira:
- Ao pedir dinheiro emprestado: Você deve reembolsar o valor emprestado e fazer pagamentos extras de juros, que representam o custo do empréstimo.
- Ao emprestar dinheiro : você normalmente define uma taxa e recebe juros em troca de disponibilizar seu dinheiro para outras pessoas.
- Ao depositar dinheiro: contas com juros, como contas de poupança , pagam juros porque você está disponibilizando seu dinheiro ao banco para emprestar a outras pessoas.
Como calcular juros simples?
Esta equação é a maneira mais simples de calcular juros. Depois de entender como calcular juros simples, você pode passar para outros cálculos, como rendimento percentual anual (APY), taxa percentual anual (APR) e juros compostos .
Para calcular juros simples, multiplique o valor principal pela taxa de juros e pelo tempo.
Usando calculadoras
Se você não quiser fazer esses cálculos sozinho, pode usar uma calculadora ou fazer com que o Google faça os cálculos para você. No Google, basta digitar a fórmula em uma caixa de pesquisa, pressionar Enter e você verá os resultados. Por exemplo, uma pesquisa de "5/100 " executará a mesma função para você (o resultado deve ser 0,05).
Para um cálculo de juros simples completo, use um modelo de planilha no Planilhas Google.
Como funcionam os juros simples
Entender os juros simples é um dos conceitos mais fundamentais para dominar suas finanças. Envolve um pouco de matemática simples, mas as calculadoras podem fazer o trabalho para você, se preferir. Com uma compreensão de como os juros funcionam , você se torna capacitado para tomar melhores decisões financeiras que economizam dinheiro.
Por exemplo, digamos que você invista $ 100 (o principal) a uma taxa anual de 5% por um ano. O cálculo de juros simples é:
- $ 100 x 0,05 de juros x 1 ano = $ 5 de juros simples ganhos após um ano
Observe que a taxa de juros (5%) aparece como um decimal (0,05). Para fazer seus próprios cálculos, você precisará converter porcentagens em decimais . Por exemplo, para converter 5% em um decimal, divida cinco por 100 para obter 0,05.
Um truque fácil para lembrar disso é pensar na palavra porcentagem como "por 100". Você pode converter uma porcentagem em sua forma decimal dividindo-a por 100. Ou simplesmente mova a vírgula dois espaços para a esquerda.
Se você deseja calcular juros simples em mais de 1 ano, calcule os rendimentos de juros usando o principal do primeiro ano, multiplicado pela taxa de juros e o número total de anos.
- $ 100 x 0,05 taxa de juros x 3 anos = $ 15 juros simples por três anos
Limitações de Juros Simples
O cálculo de juros simples fornece uma maneira muito básica de ver os juros. É uma introdução ao conceito de interesse em geral. No mundo real, seus juros – seja você pagando ou ganhando – geralmente são calculados usando métodos mais complexos.
Também pode haver outros custos incluídos em um empréstimo além dos juros. Esses custos afetarão o valor total que você gasta no empréstimo ao longo do ano, mas podem não estar incluídos na taxa de juros que lhe foi dada pelo credor.
Para empréstimos como hipotecas de 30 anos, por exemplo, os cálculos simples de juros não são uma maneira totalmente precisa de calcular seus custos, pois não levam em consideração os custos de fechamento , o que pode afetar sua TAEG.
Os efeitos da composição tornam-se mais pronunciados ao longo do tempo, e essa é outra razão pela qual uma hipoteca de 30 anos é uma má candidata para cálculos de juros simples. Ao longo da vida de 30 anos do empréstimo, os custos dos juros aumentarão significativamente o custo total pago pelo mutuário.
Quando você começa a contabilizar a composição, precisa usar cálculos de juros mais complexos que medem a "frequência de composição" ou a frequência com que os juros são compostos. Isso pode ser diário, mensal, anual ou alguma outra frequência. Cada frequência daria resultados diferentes.
Por exemplo, quando você empresta fundos com cartão de crédito, pode estimar quantos juros você paga usando juros simples. No entanto, a maioria dos cartões de crédito cobra uma taxa de porcentagem anual (APR) para os clientes, mas na verdade cobram juros diariamente, e o total de principal e juros de cada dia se torna a base para a próxima cobrança de juros. Como resultado, você acumula muito mais taxas de juros do que faria com um simples cálculo de juros.
- Os juros simples são a forma mais básica de calcular o valor que você vai ganhar ou pagar por um investimento ou empréstimo.
- Você pode calcular juros simples multiplicando o valor principal pela porcentagem da taxa de juros e o tempo que está sendo medido.
- Embora os juros simples sejam uma ótima ferramenta para fazer estimativas aproximadas, geralmente é muito mais preciso considerar um cálculo de juros que leve em consideração os efeitos da composição.