O seguro é um contrato escrito entre uma companhia de seguros (seguradora) e um indivíduo ou entidade para o qual a seguradora oferece proteção contra perdas financeiras. A seguradora é capaz de fornecer essa proteção agrupando o risco de um grande grupo de indivíduos e entidades com necessidades semelhantes.
O seguro geralmente é projetado para protegê-lo no caso de uma perda pela qual você não pode pagar, como se você totalizar seu carro ou precisar de uma cirurgia cara. Se você não tiver seguro, poderá ser 100% responsável por todos os custos e despesas relacionados quando ocorrer um acidente. Saiba mais sobre seguro, como funciona e os tipos de seguro disponíveis.
Definição e Exemplo de Seguro
Uma apólice de seguro é um contrato legal por meio do qual um indivíduo ou entidade recebe proteção contra perdas financeiras inesperadas de uma companhia de seguros. Em troca de um prêmio , a companhia de seguros reembolsará você por perdas caso surja uma contingência coberta.
Digamos que você acabou de comprar um carro e quer comprar um seguro, como exige seu estado . Você e a seguradora entrariam em um acordo contratual no qual a seguradora concorda em proteger seu carro contra certos tipos de danos. Seis meses depois, você se envolve em um acidente que arruína seu pára-choque dianteiro. Se sua apólice de seguro de carro estiver em vigor e os danos ao seu pára-choque estiverem cobertos, sua seguradora pagará para reparar os danos em qualquer extensão ou limites especificados na apólice.
Uma companhia de seguros só reembolsará as perdas descritas na apólice. Leia atentamente a apólice antes de comprá-la para garantir que compreende as responsabilidades da sua seguradora e as suas próprias em caso de sinistro.
Como funciona o seguro
O seguro é uma forma de gerenciar riscos imprevistos. O instrumento pelo qual ele faz isso é um contrato escrito entre uma seguradora (a seguradora) e um segurado (o indivíduo ou entidade que obtém a apólice) – esses documentos são a apólice de seguro.
Nem sempre o segurado é o segurado. Por exemplo, uma empresa pode comprar uma apólice de seguro (tornando-se o segurado) que protege seus funcionários (que são os segurados).
Uma apólice de seguro permanece em vigor por um período específico, conhecido como prazo da apólice. Quando o prazo termina, você geralmente tem a opção de renovar a apólice, rescindi-la ou comprar uma nova. Ao comprar uma apólice de seguro, você deve entender o que ela cobre se houver exclusões que limitem a cobertura e as responsabilidades que você deve cumprir para que a seguradora reembolse as perdas.
Uma de suas responsabilidades é entender o básico do seu contrato de seguro e ler as letras miúdas da apólice. Um contrato de seguro normalmente terá estas partes básicas:
- Página de declaração : A página de declaração de seguro é a primeira página de sua apólice e identifica os fundamentos da apólice, incluindo o segurado, quais riscos estão cobertos, os limites da apólice e o prazo da apólice.
- Contrato de seguro : O contrato de seguro resume o que a seguradora promete fazer em troca de seu prêmio.
- Exclusões : A seção de exclusões vem após o Contrato de Seguro e destaca o que sua apólice não cobre.
- Condições : A seção de condições tem cláusulas que qualificam ou limitam a promessa da sua seguradora de reembolsar ou cumprir. A seguradora pode negar uma reclamação se você não cumprir essas condições.
Ler e entender as letras miúdas de sua apólice pode ajudá-lo a evitar desentendimentos e problemas com sua seguradora em caso de sinistro.
Outra parte de sua responsabilidade é pagar o prêmio do seguro, geralmente mensal, semestral ou anual. O valor do prêmio que você pagará depende do valor do risco que você apresenta à sua seguradora e do valor da cobertura que você possui. Além do prêmio, você também pode ser responsável por:
- Uma franquia : Você deve pagar esse valor primeiro antes que sua seguradora pague sua indenização.
- Cosseguro: Dependendo do tipo de seguro, você pode ser responsável por uma porcentagem das despesas cobertas uma vez que a franquia seja cumprida. Por exemplo, você pode ser responsável por 20% dos custos cobertos, enquanto a seguradora é responsável pelos 80% restantes.
Algumas apólices de seguro permitem que você escolha sua franquia. Normalmente, uma franquia mais baixa se traduz em um prêmio de seguro mais alto.
Tipos de seguro
Existem muitos tipos diferentes de seguros disponíveis, mas os tipos mais comuns são descritos abaixo.
- Seguro de saúde : o seguro de saúde ajuda a cobrir o custo de suas contas médicas, despesas médicas e medicamentos prescritos quando você procura atendimento médico. Depois de obter a cobertura, sua seguradora concorda em cobrir parte de seus custos médicos, geralmente depois que sua franquia for atendida e, em seguida, como uma porcentagem ou um valor específico em dólar até um máximo desembolsado. Depois de pagar esse valor, a seguradora paga o restante dos custos cobertos pelo resto do ano.
- Seguro de vida : O seguro de vida promete pagar aos seus sobreviventes - os beneficiários designados em sua apólice de seguro de vida - uma quantia em dinheiro quando você falecer. As apólices de seguro de vida não possuem franquia ou cosseguro.
- Seguro residencial : O seguro residencial protege sua residência física, propriedade pessoal e outras estruturas contra perdas ou danos causados por diferentes perigos. Você também está protegido se alguém se machucar enquanto estiver em sua propriedade. Ao contrário do seguro de saúde, você paga a franquia toda vez que faz uma reclamação.
- Seguro automóvel : O seguro automóvel é uma forma de proteger a si e ao seu carro, caso ocorra um acidente. Ele fornece cobertura para responsabilidade (responsabilidade por danos corporais e danos materiais), pagamentos médicos e colisões. Na maioria dos estados, é ilegal dirigir sem seguro automóvel. Assim como o seguro residencial, você é responsável por pagar a franquia toda vez que registrar uma reclamação.
- Seguro empresarial : O seguro empresarial é o termo genérico para um conjunto de apólices que protegem o seu negócio de perdas financeiras resultantes de danos materiais, acidentes e erros profissionais, entre outras situações.
- O seguro é um acordo através do qual uma seguradora se compromete a pagar benefícios ou reembolsar perdas em troca de pagamentos de prêmios pelo segurado.
- Uma companhia de seguros só compensará um sinistro por perdas cobertas na apólice de seguro.
- Existem diferentes tipos de seguro. Saúde, automóvel, proprietário e vida são as apólices de seguro mais comuns.