O que é um monopólio?

 Um monopólio é um negócio que é efetivamente o único fornecedor de um bem ou serviço, dando-lhe uma tremenda vantagem competitiva sobre qualquer outra empresa que tente fornecer um produto ou serviço similar.

Continue lendo para saber mais sobre como os monopólios podem afetar negativamente a economia e os raros casos em que o governo os cria de propósito.

Definição e Exemplos de Monopólio

Um monopólio é uma empresa que tem "poder de monopólio" no mercado de um determinado bem ou serviço.  Isso significa que ela tem tanto poder no mercado que é efetivamente impossível para qualquer empresa concorrente entrar no mercado.

A existência de um monopólio depende da natureza do seu negócio. Muitas vezes é aquele que exibe uma ou várias das seguintes qualidades:

  • Precisa operar sob grandes economias de escala
  • Requer um grande capital
  • Oferece um produto sem substituto
  • Solicita mandato do governo garantindo sua existência única
  • Pode possuir - mas nem sempre possui - superioridade tecnológica e recursos de controle

Exemplos nos EUA

O monopólio mais famoso foi a Standard Oil Company. John D. Rockefeller era dono de quase todas as refinarias de petróleo, que ficavam em Ohio, na década de 1890.  Seu monopólio lhe permitiu controlar o preço do petróleo. Ele intimidou as companhias ferroviárias para que lhe cobrassem um preço mais baixo pelo transporte. Quando Ohio ameaçou uma ação legal para colocá-lo fora do negócio, ele se mudou para Nova Jersey.

Em 1998, o Tribunal Distrital dos EUA decidiu que a Microsoft era um monopólio ilegal. Ele tinha uma posição de controle como sistema operacional para computadores pessoais e usou isso para intimidar um fornecedor, o fabricante de chips Intel. Também forçou os fabricantes de computadores a reter tecnologia superior. O governo ordenou que a Microsoft compartilhasse informações sobre seu sistema operacional, permitindo que concorrentes desenvolvessem produtos inovadores usando a plataforma Windows.

Mas as tecnologias disruptivas fizeram mais para corroer o monopólio da Microsoft do que a ação do governo. As pessoas estão mudando para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e o sistema operacional da Microsoft para esses dispositivos não tem sido popular no mercado.

Alguns argumentariam que o Google tem o monopólio do mercado de mecanismos de busca na Internet; as pessoas o usam para mais de 90% de todas as pesquisas. 

Como funcionam os monopólios

Algumas empresas tornam-se monopólios através da integração vertical ; eles controlam toda a cadeia de suprimentos, da produção ao varejo. Outros usam integração horizontal; eles compram concorrentes até que eles sejam os únicos restantes.

Uma vez que os concorrentes são neutralizados e um monopólio foi estabelecido, o monopólio pode aumentar os preços o quanto quiser. Se um novo concorrente tentar entrar no mercado, o monopólio pode reduzir os preços tanto quanto for necessário para espremer os concorrentes. Quaisquer perdas podem ser recuperadas com preços mais altos assim que os concorrentes forem eliminados.

Leis dos EUA sobre Monopólios

O Sherman Anti-Trust Act foi a primeira lei dos Estados Unidos destinada a impedir que os monopólios usassem seu poder para obter vantagens injustas.  O Congresso a promulgou em 1890, quando os monopólios eram conhecidos como "trusts", ou grupos de empresas que trabalhavam juntas para fixar preços. Mais tarde, a Suprema Corte decidiu que as empresas poderiam trabalhar juntas para restringir o comércio sem violar a Lei Sherman, mas não poderiam fazê-lo de forma "irracional". 

Cerca de 24 anos após a Lei Sherman, os EUA aprovaram mais duas leis sobre monopólios, a Lei da Comissão Federal de Comércio e a Lei Clayton. A Federal Trade Commission (FTC) foi criada pela primeira, enquanto a segunda especificamente proibiu algumas práticas que não foram abordadas pelo Sherman Act.

Quando os monopólios são necessários

Às vezes, um monopólio é necessário. Alguns, como as concessionárias, desfrutam de regulamentações governamentais que lhes conferem um mercado. Os governos fazem isso para proteger o consumidor. Um monopólio garante produção e entrega de eletricidade consistentes porque não há as interrupções usuais das forças do livre mercado, como os concorrentes.

Também pode haver altos custos iniciais que dificultam a concorrência de novos negócios. É muito caro construir novas usinas elétricas ou barragens, então faz sentido econômico permitir que os monopólios controlem os preços para pagar esses custos.

Os governos federal e local regulam essas indústrias para proteger o consumidor. As empresas podem definir preços para recuperar seus custos e um lucro razoável.

O cofundador do PayPal, Peter Thiel, defende os benefícios de um monopólio criativo. Essa é uma empresa que é "tão boa no que faz que nenhuma outra empresa pode oferecer um substituto próximo". Ele argumenta que eles dão aos clientes mais opções "ao adicionar categorias inteiramente novas de abundância ao mundo".

Críticas aos monopólios

Os monopólios restringem o livre comércio e impedem que o livre mercado estabeleça preços. Isso cria os seguintes quatro efeitos adversos.

Fixação de preços

Como os monopólios são fornecedores solitários, eles podem definir o preço que quiserem. Isso se chama fixação de preços. Eles podem fazer isso independentemente da demanda porque sabem que os consumidores não têm escolha. É especialmente verdade quando há demanda inelástica  por bens e serviços. É quando as pessoas não têm muita flexibilidade sobre o preço pelo qual vão comprar o produto. A gasolina é um exemplo – se você precisa dirigir um carro, provavelmente não pode esperar até gostar do preço da gasolina para encher o tanque. 

Declínio da Qualidade do Produto

Os monopólios não apenas podem aumentar os preços, mas também podem  fornecer produtos inferiores. Se uma mercearia sabe que os moradores pobres do bairro têm poucas alternativas, a loja pode estar menos preocupada com a qualidade.

Perda de inovação

Os monopólios perdem qualquer incentivo para inovar ou fornecer produtos "novos e melhorados". Um estudo de 2017 do National Bureau of Economic Research descobriu que as empresas americanas investiram menos do que o esperado desde 2000, em parte devido a um declínio na concorrência.  Isso era verdade para as empresas de TV a cabo até que as antenas parabólicas e os serviços de streaming on-line interromperam sua participação no mercado.

Inflação

Monopólios criam inflação. Como eles podem definir os preços que quiserem, eles aumentarão os custos para os consumidores aumentarem o lucro. Isso é chamado  de inflação de custo . Um bom exemplo de como isso funciona é a  Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Os 13 países exportadores de petróleo da OPEP abrigam quase 80% das reservas comprovadas de petróleo do mundo e têm um poder considerável para aumentar ou reduzir os preços do petróleo. 

Principais conclusões
  • Quando uma empresa efetivamente tem direitos exclusivos sobre o preço, a distribuição e o mercado de um produto, ela é um monopólio desse produto.
  • A vantagem dos monopólios é a garantia de um fornecimento consistente de uma mercadoria que é muito cara para ser fornecida em um mercado competitivo.
  • As desvantagens dos monopólios incluem fixação de preços, produtos de baixa qualidade, falta de incentivo à inovação e inflação de custos.

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