Uma fusão é uma combinação de empresas do mesmo tamanho que resulta em uma nova empresa. Em uma fusão, as duas empresas misturam seus ativos e passivos.
As fusões podem envolver mais de uma empresa, mas na maioria das vezes envolvem apenas duas empresas. Vamos explorar algumas das razões pelas quais as empresas podem se fundir e o que isso significa para os acionistas.
Definição e Exemplo de Fusão
Uma fusão é quando duas empresas com aproximadamente o mesmo tamanho se combinam de uma maneira que resulta em uma nova empresa. Em uma fusão, as duas empresas combinam seus ativos e passivos.
Tecnicamente, uma fusão é diferente de uma aquisição, pois uma fusão combina os recursos das duas empresas igualmente para formar uma nova entidade. Em uma aquisição, uma empresa compra outra empresa e assume seus ativos e passivos, tornando-se uma empresa maior.
No entanto, na prática nos dias de hoje, o termo “fusão” é frequentemente usado para se referir a uma aquisição. Uma verdadeira fusão é muito rara.
Uma empresa normalmente se funde (ou adquire) outra pelos benefícios financeiros. A fusão pode ajudar a empresa adquirente a expandir seus serviços, aumentar sua participação de mercado, eliminar um concorrente e obter economias de escala (redução de custos com aumento de produção).
Uma fusão de duas grandes corporações pode reduzir drasticamente ou eliminar a concorrência, o que pode levar a preços mais altos, menos bens ou serviços de qualidade inferior ou menos inovação. As fusões que afetam o comércio e que envolvem empresas de determinado porte são analisadas pela FTC e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que visam proteger os consumidores e evitar monopólios ou duopólios.
Uma fusão notável na história recente foi a fusão em 2001 do conglomerado de mídia Time Warner e America Online, o principal provedor de serviços de Internet na época. O valor combinado das duas empresas quando a fusão foi anunciada pela primeira vez em 2000 era de US$ 350 bilhões.
Houve uma quantidade significativa de oposição à fusão por razões de proteção ao consumidor, mas a Federal Trade Commission (FTC) finalmente aprovou a fusão.
A bolha das pontocom estourou logo após a aprovação da fusão, seguiu-se uma recessão e a receita de publicidade da AOL Time Warner caiu significativamente. Em 2002, a empresa combinada registrou um prejuízo de US$ 98,7 bilhões e, em seguida, a Time Warner desmembrou a AOL em 2009.
Outras fusões tiveram maior sucesso, como a fusão de 1999 da Exxon e Mobil, que formou a Exxon Mobil Corp. Essa empresa continua a operar hoje.
Como funciona uma fusão
Uma fusão geralmente requer a aprovação dos acionistas ou das principais partes interessadas , dependendo das leis estaduais.
Se você possui ações de uma empresa pública envolvida em uma proposta de fusão, deve receber informações sobre a fusão da empresa, de acordo com os regulamentos da Securities and Exchange Commission (SEC) . O aviso deve incluir informações sobre a empresa-alvo, a empresa adquirente e os termos da fusão.
As empresas incorporadas também devem registrar as mudanças dentro de seu estado de acordo com as leis dos estados em que estão localizadas, obter novos IDs fiscais estaduais e federais e tomar medidas para dissolver legalmente os negócios antigos.
Os erros comuns que as empresas podem cometer durante a execução de uma fusão incluem a falha em levar o processo de descoberta rapidamente, due diligence deficiente, segurança insuficiente com as informações e expectativas e suposições inflacionadas.
Após uma fusão, os acionistas de ambas as empresas recebem ações da empresa recém-formada.
Tipos de Fusões
As fusões são frequentemente categorizadas de acordo com os objetivos das empresas envolvidas. Essas categorias incluem:
- Fusão horizontal : é quando dois concorrentes se combinam. É o exemplo clássico de uma fusão que elimina um concorrente e gera economias de escala. A fusão da Exxon e da Mobil é um exemplo de fusão horizontal.
- Fusão vertical : é uma fusão de duas empresas que atuam no mesmo setor, mas em níveis diferentes da cadeia de suprimentos. A fusão da AT&T com a Time Warner em 2016 é um exemplo de fusão vertical porque a Time Warner era uma empresa de entretenimento, enquanto a AT&T era uma empresa de comunicações.
- Fusão de conglomerados : é quando as empresas em fusão estão envolvidas em atividades comerciais não relacionadas e não têm uma relação comprador-vendedor. Isso ajuda as empresas a ampliar o alcance da marca e a gama de produtos.
- Fusão de extensão de mercado : é quando duas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço, mas operam em mercados diferentes. Como o nome sugere, esse tipo de fusão normalmente é iniciado para ampliar o alcance de ambas as empresas e aumentar o número de clientes.
- Fusão de extensão de produto : Esta é uma fusão de empresas que oferecem produtos ou serviços diferentes, mas relacionados, no mesmo mercado. Esse tipo de fusão permite que as empresas agrupem suas ofertas, aproveitem economias de escala e aumentem sua base de clientes.
As fusões podem fazer parte da estratégia de longo prazo de uma empresa para aumentar o acesso ao mercado, ampliar as linhas de produtos e criar valor para os acionistas ao estabelecer uma nova entidade maior. Eles também podem trazer desafios para as empresas que podem ter dificuldades para combinar as culturas do local de trabalho e alinhar os objetivos.
- Uma fusão é quando empresas que são aproximadamente do mesmo tamanho formam uma nova empresa a partir dos recursos de ambas as empresas.
- As fusões podem ajudar as empresas a aumentar sua base de clientes, expandir linhas de produtos, ganhar participação de mercado e aproveitar economias de escala.
- As fusões de empresas públicas geralmente são aprovadas pelos acionistas de todas as empresas envolvidas e estão sujeitas à aprovação da Federal Trade Commission (FTC).
- A FTC visa proteger os consumidores contra monopólios e práticas competitivas desleais.
- As fusões podem ser uma maneira eficaz de construir uma empresa mais forte e mais lucrativa, embora nem todas as fusões sejam bem-sucedidas.