O que é uma classe de ativos?

 Uma classe de ativos é um grupo de investimentos que possuem características semelhantes, estão sujeitos às mesmas leis e regulamentos e geralmente respondem de forma semelhante às flutuações do mercado. Historicamente, as principais classes de ativos são ações (ações), ativos de renda fixa, como títulos, caixa ou equivalentes de caixa e ativos tangíveis ou reais.

Este artigo examina os vários tipos de classes de ativos, por que os investidores agrupam títulos em classes de ativos e algumas classes de ativos novas e emergentes para conhecer.

Definição e exemplos de classes de ativos

Uma classe de ativos é um grupo de investimentos que possuem características semelhantes em termos de risco e potencial de crescimento, e também tendem a responder de forma semelhante às flutuações do mercado. Eles são um meio de agrupar títulos semelhantes, em parte para fins de estratégia de investimento. A diversificação da carteira de investimentos – um princípio importante do investimento – é mais fácil de entender e realizar porque existem classes de ativos.

As classes de ativos mais comuns em carteiras de investimento incluem:

  • Caixa e equivalentes de caixa (por exemplo, fundos do mercado monetário )
  • Ações, como ações dos EUA e estrangeiras
  • Títulos de renda fixa
  • Ativos reais e tangíveis
  • Mercadorias 

A maioria das classes de ativos pode ser subdividida em categorias mais específicas. Além disso, opções de investimento relativamente novas criaram classes de ativos adicionais, como criptomoedas e outros ativos digitais.

Embora os ativos dentro da mesma classe de ativos compartilhem características comuns, alguns podem ser mais voláteis do que outros. Por exemplo, as ações de grande capitalização são consideradas menos voláteis do que as ações de pequena capitalização, embora ambas residam na classe de ativos de ações.

Como funcionam as classes de ativos

Investidores individuais e consultores de investimento usam classes de ativos para estruturar carteiras de investimento em torno de objetivos de investimento específicos e para ajudar na diversificação de suas carteiras. Isso é conhecido como alocação de ativos . 

Veículos de investimento dentro da mesma categoria compartilham características comuns, como tributação, risco, liquidez, volatilidade do mercado e retornos. Como os ativos dentro da mesma classe de ativos têm características semelhantes, eles normalmente reagem de maneira semelhante a eventos de movimentação de mercado.

É amplamente recomendado que os indivíduos distribuam seus fundos de investimento em várias classes de ativos para reduzir a volatilidade e o risco . Se a maior parte de seu portfólio consistir em apenas uma classe de ativos e ocorrer um grande evento de mudança de mercado que interrompa o desempenho nesse espaço, você poderá enfrentar grandes perdas.

Da mesma forma, quando uma parte do portfólio total de um investidor se torna muito grande devido ao forte desempenho, o stakeholder geralmente se reequilibra entre as diferentes classes de ativos. Eles fazem isso eliminando parte da participação superdimensionada e comprando mais de uma ou mais das outras classes de ativos.

Tipos de classes de ativos

Como mencionado, existem muitas classes de ativos que são importantes para os investidores individuais conhecerem. Abaixo, encontre descrições de algumas das classes de ativos mais comuns. um resumo rápido das classes de ativos mais comuns e suas características.

  • Caixa e equivalentes de caixa : incluem veículos de investimento de curto prazo, como contas bancárias, fundos mútuos do mercado monetário e letras do Tesouro que mantêm os ativos líquidos .
  • Renda fixa : geralmente são usadas para manter o capital de um investidor seguro, proporcionando alguns retornos adicionais. Eles também incluem títulos corporativos e governamentais e títulos de dívida corporativa. 
  • Ações : As ações de empresas americanas e estrangeiras fornecem retornos às partes interessadas na forma de aumento do preço por ação e/ou dividendos. Como regra geral, diferentes tipos de ações têm níveis variados de risco e retorno potencial.
  • Bens reais : bens tangíveis, como imóveis, arte e colecionáveis, são ativos reais. Eles são menos líquidos do que ações e títulos, o que significa que podem ser mais difíceis de vender em curto prazo. 
  • Investimentos privados : Ativos privados são aqueles que não são negociados publicamente, incluindo oportunidades de capital de risco , como investir em uma empresa iniciante.
  • Criptomoeda e outros ativos digitais: As moedas digitais são negociadas na internet usando a tecnologia blockchain. Outros ativos digitais incluem tokens não fungíveis (NFTs) . 

Nem todos os tipos de investimentos se enquadram perfeitamente em uma classe de ativos. Por exemplo, algumas empresas consideram as commodities um ativo real, pois lidam com bens tangíveis, enquanto outras as consideram um investimento alternativo, digno de sua própria classe.

O que as classes de ativos significam para investidores individuais

Você deve sempre procurar criar um portfólio que se adapte aos seus objetivos de investimento e tolerância ao risco . Na maioria das vezes, isso significa diversificar em uma ampla gama de classes de ativos. Compreender em quais classes de ativos suas participações atuais ou investimentos potenciais se enquadram permite que você molde seu portfólio de investimentos em torno dos objetivos e fatores de risco.

Também é possível ter uma noção geral de quais retornos você pode esperar para qualquer ativo examinando os retornos para a classe de ativos mais ampla. Obviamente, essa não é uma regra rígida e rápida, pois diferentes ações de grande capitalização terão retornos diferentes. Mas, geralmente, as ações, no longo prazo, forneceram os maiores retornos de qualquer classe de ativos, com um risco correspondentemente maior de volatilidade e perdas em durações mais curtas. 

Seja você um jovem investidor que está começando a criar um plano de investimento ou um investidor experiente com ativos significativos, é fundamental moldar seu portfólio para atender às suas metas, tolerância ao risco e horizonte de tempo. Conhecer o desempenho histórico de diferentes classes de ativos ajudará você a atingir esse objetivo.

Principais conclusões
  • Uma classe de ativos é um grupo de investimentos que apresentam risco e potencial de crescimento semelhantes e geralmente respondem de maneira semelhante às flutuações do mercado.
  • Exemplos de classes de ativos incluem ações, títulos, caixa e equivalentes de caixa e ativos reais e tangíveis.
  • Criptomoeda e outros ativos digitais são considerados parte de uma classe de ativos recém-desenvolvida.
  • As classes de ativos ajudam os investidores a criar portfólios diversificados que correspondam aos seus objetivos de investimento, tolerância ao risco e horizonte de tempo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem