Uma economia superaquecida é quando a economia cresce muito rápido. Uma economia superaquecida atinge os limites de quanta produção pode produzir para atender à demanda de consumidores e empresas, pois há muito poucos recursos não utilizados. Isso normalmente ocorre quando a economia é empregada além do que é considerado “pleno emprego”.
Veja como isso funciona e o que acontece quando a economia está superaquecida.
Definição e exemplos de uma economia superaquecida
Uma economia superaquecida é aquela em que o produto está acima do produto potencial ou o desemprego é menor do que a taxa natural de desemprego (NRU). Ambos podem acontecer quando a economia cresce muito rápido.
O produto potencial é o produto que uma economia pode produzir de forma sustentável, dada a quantidade disponível de recursos, como trabalhadores, tecnologia e equipamentos. O NRU é o nível mais baixo de desemprego que uma economia pode ter sem gerar inflação . Também é chamado de “pleno emprego” e é considerado entre 4% e 6% nos EUA Uma economia superaquecida é aquela em que a economia está crescendo além de uma taxa sustentável.
O problema com uma economia superaquecida é que a oferta não consegue acompanhar a demanda por bens. Isso pode resultar em rápidos aumentos de preços e, em seguida, as empresas podem oferecer salários mais altos para atrair trabalhadores, o que aumenta ainda mais os preços. Se o nível geral de preços subir o suficiente, isso cria inflação, o que pode prejudicar o crescimento econômico.
Um exemplo de economia superaquecida é o período em torno da crise financeira entre 2007 e 2009. Os preços subiram rapidamente nos EUA e a inflação anual foi de 2,9% em 2007 e 3,8% em 2008, que é superior à meta de inflação estabelecida pelo banco central em 2%. A taxa de desemprego foi de 4,6% em 2007, que também estava na extremidade inferior (ou abaixo) do NRU. A taxa de desemprego acabou subindo para 5,8% em 2008 e mais de 9% em 2009 e 2010, e a inflação caiu para menos de 2%.
Como funciona uma economia superaquecida?
Sinais típicos de que uma economia pode estar superaquecendo são salários e preços em alta devido a um aumento nos empréstimos. Se as taxas de juros forem baixas por um período prolongado de tempo, consumidores e empresas podem pedir dinheiro emprestado para gastar em bens e investimentos. O aumento da demanda por bens de consumo e ativos leva a preços mais altos. O aumento dos preços dos ativos incentiva mais empréstimos à medida que as pessoas se sentem mais ricas, criando um ciclo de feedback que pode gerar uma bolha de ativos .
Bolhas de ativos podem ocorrer quando a economia está superaquecida. Uma bolha de ativos é quando o preço de um ativo aumenta, mas o aumento no preço não é atribuído a um aumento no valor subjacente do ativo.
Por exemplo, as baixas taxas de juros que antecederam a crise financeira dos EUA entre 2007 e 2009 contribuíram para uma economia superaquecida, pois mais pessoas tomavam dinheiro emprestado para comprar imóveis (devido aos custos mais baixos dos empréstimos). Os preços dos imóveis começaram a subir, criando uma bolha de ativos – muitas vezes chamada de bolha imobiliária .
Quando uma bolha de ativos estourar, os preços dos ativos entrarão em colapso e os credores reduzirão a quantidade de crédito que emprestam às pessoas. A bolha imobiliária finalmente estourou e, em 2012, muitas cidades viram os preços dos imóveis caírem. De 2006 a 2012, os preços das casas caíram 62% em Las Vegas, 54% em Phoenix e 50% em Miami. Este tipo de situação não só prejudica os bancos que não são pagos pelos empréstimos hipotecários que concederam, mas também a economia como um todo, à medida que os empréstimos e os investimentos caem.
Como você resfria uma economia superaquecida?
Uma maneira de os bancos centrais esfriarem uma economia superaquecida é usar uma política monetária rígida. A política monetária rígida tenta desacelerar a inflação e tornar mais caro para os consumidores e empresas tomar dinheiro emprestado. Isso diminuirá a demanda por bens de consumo e ativos.
Um exemplo de política monetária apertada seria o aumento das taxas de juros. Por exemplo, o banco central dos EUA (o Federal Reserve) poderia aumentar a taxa de fundos federais ; isso influencia outras taxas de juros na economia, como taxas de hipotecas e empréstimos bancários, para ajudar a tornar mais caro para consumidores e empresas tomar dinheiro emprestado. Isso poderia ajudar a esfriar uma economia superaquecida.
A economia dos EUA está superaquecida?
Enquanto o Federal Reserve sustentava que a economia dos EUA não estava superaquecendo e a inflação era temporária em 2021, havia sinais de que a economia estava começando a superaquecer.
Em um relatório do Federal Reserve de 9 de julho de 2021, o Fed mostrou o aumento da demanda por bens e a diminuição da oferta de bens devido à escassez de materiais e mão de obra. Como resultado, os preços começaram a subir e, na queda, a inflação atingiu um pico não visto desde junho de 1982.
Em novembro de 2021, a inflação atingiu 6,8% e a taxa de desemprego foi de 4,2% . A demanda global também aumentou em 2021 devido a muitas medidas de estímulo e baixas taxas de juros. Isso elevou ainda mais os preços de muitos bens de consumo e ativos. Em resposta à riqueza adicional das empresas, os salários dos trabalhadores aumentaram. Os trabalhadores tinham mais dinheiro para gastar até o final de 2021, e a demanda aumentou ainda mais. Além disso, houve e ainda há gargalos na cadeia de suprimentos devido à escassez de trabalhadores e matérias-primas, o que elevou ainda mais os preços e contribuiu para a inflação.Todos esses foram fatores que contribuíram para o rápido aumento dos preços em 2021 – um sinal típico de uma economia superaquecida.
Em dezembro de 2021, o Fed divulgou um comunicado reconhecendo o desequilíbrio entre oferta e demanda. Embora tenha mantido uma taxa de fundos federais baixa, entre 0% e 0,25%, afirmou estar preparada para alterar essa taxa se e quando o mercado de trabalho atingisse níveis compatíveis com seu emprego ideal.
- Uma economia superaquecida é uma economia que está produzindo além de sua produção potencial ou além do pleno emprego. Isso mostra que a economia está se movendo muito rápido.
- Um rápido aumento nos preços é o principal sinal de que uma economia está começando a superaquecer.
- Uma economia superaquecida é normalmente causada por um aumento na demanda por bens devido às baixas taxas de juros.
- Um banco central pode ajudar a mitigar os efeitos potenciais de uma economia superaquecida aumentando as taxas de juros.