Terça-feira negra, suas causas e como deu início à depressão

 A terça-feira negra foi o quarto e último dia do crash da bolsa de valores de 1929. Ocorreu em 29 de outubro de 1929. Os investidores negociaram um recorde de 16,4 milhões de ações. Eles perderam US $ 14 bilhões na Bolsa de Valores de Nova York, no valor de US $ 206 bilhões em dólares de 2019. 

Na terça-feira negra, o Dow Jones Industrial Average caiu quase 12% fechando em 230. 

Após o acidente, o Dow continuou caindo por mais três anos. Finalmente chegou ao fundo em 8 de julho de 1932, fechando às 41h22.  Ao todo, perdeu quase 90% de seu valor desde sua alta em 3 de setembro de 1929. Na verdade, não atingiu essa alta novamente por 25 anos até 23 de novembro de 1954. As perdas do crash do mercado de ações ajudaram a criar a grande Depressão. 

O que aconteceu

Vendedores em pânico gritavam "Venda! Venda!" tão alto que ninguém ouviu o sino tocar. Em meia hora, eles venderam 3 milhões de ações e perderam US$ 2 milhões. 

Com o passar do dia, o Dow caiu para 212,33.  A fita que anunciou os preços das ações estava horas atrás. Isso significava que os investidores não sabiam quanto estavam perdendo. Eles freneticamente chamaram seus corretores. Quando não conseguiam passar, mandavam telegramas. A Western Union disse que seu volume de telegramas triplicou naquele dia.

Naquela época, os comerciantes escreviam pedidos fisicamente em pedaços de papel. Havia tantos negócios que os pedidos recuaram. Os comerciantes apenas os enfiavam em latas de lixo. As brigas começaram e um trader entrou em colapso. Uma vez revivido, ele foi colocado de volta ao trabalho. Os membros do conselho da NYSE estavam com medo de fechar o mercado porque isso poderia piorar ainda mais o pânico. 

Os bancos proeminentes do dia tentaram parar o crash. Morgan Bank, Chase National Bank e National City Bank of New York compraram ações. Eles queriam restaurar a confiança no mercado de ações. Em vez disso, a intervenção sinalizou exatamente o oposto. Os investidores viram isso como um sinal de que os bancos entraram em pânico.

Causas

Parte do pânico que causou a Black Tuesday resultou de como os investidores jogaram no mercado de ações na década de 1920. Eles não tinham acesso instantâneo a informações via internet. Os preços das ações foram impressos por uma máquina de ticker tape em uma tira de papel. Como os preços das ações caíram, as fitas de ticker literalmente não conseguiram acompanhar o ritmo. Seguiu-se o pânico porque ninguém sabia o quão ruim era.

Foi um pandemônio no pregão da bolsa de valores. Os compradores rugiam e gritavam. Alguns caíram no chão quando receberam más notícias sobre o preço de uma ação. Multidões se formaram fora da NYSE. A polícia foi chamada para manter a ordem.

A outra razão para o pânico foi o novo método de compra de ações, chamado de compra com margem. Os investidores podem fazer grandes pedidos de ações com apenas 10% a 20% de queda.  Eles usaram o dinheiro emprestado de seus corretores. Quando os preços das ações caíram, os corretores pagaram os empréstimos. Muitas pessoas descobriram que o pagamento dos empréstimos acabou com as economias de toda a sua vida.

Como isso ajudou a causar a Grande Depressão

As perdas da terça-feira negra destruíram a confiança na economia. Essa perda de confiança levou à Grande Depressão. Naquela época, as pessoas acreditavam que o mercado de ações  era  a economia. O que era bom para Wall Street era considerado bom para a Main Street.

O crash do mercado de ações criou corridas bancárias. As pessoas sacaram todas as suas economias de uma vez. Muitos bancos não tinham dinheiro suficiente em mãos e foram forçados a fechar. Não havia nenhuma Federal Deposit Insurance Corporation para garantir a poupança. 

Os investidores abandonaram o mercado de ações e começaram a colocar seu dinheiro em commodities. Como resultado, os preços do ouro dispararam. Naquela época, os Estados Unidos estavam no padrão ouro e prometiam honrar cada dólar com seu valor em ouro. À medida que as pessoas começaram a trocar dólares por ouro, o governo dos EUA começou a se preocupar com a falta de ouro.

O Federal Reserve tentou socorrê-lo aumentando o valor do dólar. Fez isso elevando as taxas de juros, o que reduziu a liquidez das empresas.  Mas, sem recursos para crescer, as empresas começaram a demitir funcionários. Isso criou uma espiral econômica descendente viciosa que se tornou a Grande Depressão. 

Estatisticas

DiaEncontroAbertoFecharMudança percentualAções negociadas
Quinta-feira negra24 de outubro305.85299.47-2%12,894,650
Sexta-feira25 de outubro299.47301.221%6,000,000
sábado26 de outubro301.22298.97-1% 
Segunda-feira negra28 de outubro298.97260.64-13%9,250,000
terça-feira negra29 de outubro260.64230.07-12%16,410,000

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem