Essa é a quantidade de vezes que o preço do gás atingiu novos máximos de todos os tempos desde a invasão russa da Ucrânia, mostrando o forte impacto da guerra nos orçamentos domésticos e na economia dos EUA.
Um galão de gasolina comum custava em média US$ 4,43 em todo o país na sexta-feira, quebrando um recorde histórico pelo quarto dia consecutivo, de acordo com dados da AAA desde 2000. Antes desta semana, o recorde anterior era de US$ 4,33, estabelecido em 11 de março. após a invasão no final de fevereiro elevou o preço do petróleo e do gás (que é feito de petróleo).
Os preços caíram um pouco depois que os EUA liberaram petróleo de sua reserva estratégica , mas essa queda provou ser temporária. As interrupções no fornecimento de petróleo russo decorrentes da guerra e as sanções ocidentais contra a Rússia – um importante fornecedor – mantiveram o petróleo bruto caro.
Os consumidores estão sentindo ainda mais o impacto dos preços do gás à medida que lidam com a inflação geral próxima do seu nível mais alto em décadas , bem como outros problemas como perdas no mercado de ações e interrupções na cadeia de suprimentos que tornaram os produtos – incluindo fórmulas infantis – difíceis encontrar. A inflação, em particular, prejudicou seriamente a confiança do consumidor no início de maio, mostrou uma pesquisa da Universidade de Michigan na sexta-feira.
O Índice de Sentimento do Consumidor da universidade, que mede como as pessoas se sentem em relação às suas próprias finanças e à economia, caiu para uma nova mínima desde 2011, desfazendo um aumento de abril que coincidiu com o alívio de curta duração nos preços das bombas . (A confiança do consumidor é um indicador econômico importante porque mostra o quanto as pessoas estão dispostas a gastar, e os gastos do consumidor são o principal motor do crescimento econômico.)
Os preços mais altos do gás provavelmente foram uma grande parte da desaceleração do início de maio, disseram economistas do Wells Fargo.